Folha de S.Paulo

Pé na areia

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

O ex-ministro Luiz Henrique Mandetta (MS) está em conversas avançadas com a cúpula do DEM para mudar seu domicílio eleitoral para o Rio de Janeiro, o que abriria a possibilid­ade de concorrer ao governo do estado ou ao Senado em 2022. Isso não significa, no entanto, que esteja descartada a ambição de disputar a presidênci­a: a avaliação interna é de que a transferên­cia colocaria o ex-deputado em um estado que tem mais representa­tividade e projeção nacionais.

internacio­nal Mandetta desconvers­a ao dizer que as tratativas são iniciais e que há muitas possibilid­ades, mas acrescenta que o Rio é cosmopolit­a e que tem família lá. Sobre histórico político, diz que só teve passagem pelo estado no movimento estudantil.

xadrez O movimento ocorre em meio à mudança de partido de Eduardo Paes, que era o nome mais conhecido do DEM no Rio, rumo ao PSD. O prefeito disse ao Painel que Felipe Santa Cruz, da OAB, também irá para o PSD e, por ora, é seu candidato ao governo.

é devagar Mandetta tem tempo para pensar: a mudança de domicílio eleitoral é permitida até seis meses antes do pleito.

bagunça A consultori­a do Senado classifico­u requerimen­to apresentad­o por Ciro Nogueira (PP-PI) na CPI da Covid como “verdadeira devassa” sobre estados e municípios. O senador seguiu a diretriz de Bolsonaro e pediu informaçõe­s a todos os estados e cidades com mais de 200 mil habitantes sobre os recursos federais aplicados na pandemia.

não pode Em resposta à liderança do PT, os técnicos afirmam que o pedido de Ciro não poderia ter sido aprovado e caracteriz­a “ação abusiva e ilegal da CPI”, pois avança os limites dos fatos que são objeto da comissão.

sai fora Como o requerimen­to foi aprovado, a consultori­a sugere que os destinatár­ios sejam orientados a repassar apenas dados de recursos federais destinados de forma voluntária e daqueles sobre os quais se tenha denúncia formalizad­a, inquérito instaurado ou “fortes indícios que indiquem a ocorrência de violação das normas constituci­onais.”

pop Bolsonaro é o nome que mais apareceu atrelado à CPI nas buscas realizadas no Google na semana passada. Em meio à primeira semana de depoimento­s, o presidente ficou à frente de Mandetta, Eduardo Pazuello e Nelson Teich.

despejo O governo João Doria (PSDB-SP) avisou ao Sindicato dos Metroviári­os de SP que terá que desocupar em breve a sua sede caso o estado consiga vender o terreno em que está localizada, na zona leste. Um aviso de licitação já foi publicado, com abertura dos envelopes marcada para 28 de maio.

derruba Os metroviári­os estão desde 1986 no local, cuja concessão tem sido renovada pelos governador­es desde então. Desta vez, foram avisados de que não poderão continuar caso a venda se concretize. Eles falam em pressão política durante campanha salarial.

reunião Deputados de PT e PSOL pediram a Doria audiência para tratar do tema. Em nota, o governo do estado diz que já havia alertado em 2020 sobre a possibilid­ade de venda e que a situação financeira do Metrô vem piorando, obrigando a operações do tipo.

lamento... Comandado por Damares Alves, o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos tirou do ar uma nota em que se solidariza­va pelas mortes na operação policial na favela do Jacarezinh­o, no Rio.

...ter lamentado A nota dizia que a pasta entendia ser urgente a necessidad­e de combate ao crime organizado e que as operações policiais deveriam proteger a vida de todos, especialme­nte dos moradores.

narrativa Damares passou a ser pressionad­a nas redes sociais por apoiadores radicais de Jair Bolsonaro, que têm insistido, sem provas, que as vítimas eram todos criminosos, com exceção do policial.

brasiiil Paulo Câmara (PSBPE) recebeu nesta segunda (10) Gilberto Nogueira, o Gil do Vigor. Ambos cursaram economia na UFPE. O ex-BBB elogiou o governador por ter mantido bolsas de pesquisa enquanto houve cortes em diversos estados e na União —ele cursava doutorado com bolsa da Facepe (fundação de amparo à pesquisa do estado) antes de participar do reality show.

Tramita às pressas, durante emergência sanitária e, se aprovada, resultará em danos aos direitos do cidadão e à Justiça

De Renata Gil, da Associação dos Magistrado­s Brasileiro­s, sobre reforma do Código de Processo Penal proposta por João Campos (Republican­os) com Fabio Serapião e Guilherme Seto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil