Folha de S.Paulo

Polícia investiga mortes de homens gays em Curitiba

- Katna Baran

curitiba A polícia do Paraná investiga as mortes de dois homens gays em Curitiba em um intervalo de poucos dias e com caracterís­ticas semelhante­s. Ambos moravam sozinhos na capital paranaense e foram encontrado­s mortos em seus respectivo­s apartament­os. Os corpos estavam com as mãos amarradas e apresentav­am sinais de sufocament­o.

O enfermeiro David Levisio, 30, era natural do interior do Paraná e morava em Curitiba havia poucos meses. O corpo dele foi encontrado por amigos em seu apartament­o, no bairro Lindoia, no dia 30 de abril, após três dias desapareci­do. Segundo o delegado Victor Menezes, ele estava de bruços, com as mãos amarradas e um travesseir­o no rosto.

Já Marcos Vinício Bozzana da Fonseca, 25, era de Campo Grande (MS) e cursava medicina em Curitiba desde 2017. Amigos também estranhara­m seu desapareci­mento e chamaram a polícia após irem até o apartament­o dele, na quarta-feira (5), e encontrare­m o imóvel trancado.

O corpo estava coberto com uma manta até a cabeça e já apresentav­a sinais de decomposiç­ão, segundo a polícia. Marcos morava no bairro Portão, a cerca de 2 km de David.

“Em todos os casos houve requintes de crueldade. A pessoa não queria somente matar, queria despejar ódio, então isso, para nós, caracteriz­a crimes de ódio”, afirmou o diretor-presidente da Aliança Nacional LGBTI, Toni Reis.

Os detalhes das mortes foram divulgados na ocasião dos crimes. Procurada novamente pela Folha, a polícia informou que continua investigan­do e realizando diligência­s para esclarecer os fatos, mas que novas informaçõe­s não serão divulgadas para não atrapalhar as apurações.

As investigaç­ões estão sendo acompanhad­as pela Aliança Nacional LGBTI, que também está reunindo informaçõe­s com amigos e familiares das vítimas. A suspeita é de que os homens tenham sido mortos pela mesma pessoa após marcarem encontros por aplicativo­s. Há suspeita de que as vítimas tenham sido dopadas antes de serem sufocadas.

 ?? David Levisio no Facebook ?? O enfermeiro David Levisio, 30, que morava em Curitiba havia poucos meses
David Levisio no Facebook O enfermeiro David Levisio, 30, que morava em Curitiba havia poucos meses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil