Folha de S.Paulo

LADEIRA ABAIXO

- monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo MÔNICA BERGAMO

O número de policiais militares afastados por causa da Covid-19 no estado de São Paulo despencou depois do início da vacinação contra a doença entre eles.

ladeira 2

De acordo com levantamen­to feito pela Polícia Militar de SP, 1.700 licenças chegaram a ser registrada­s em uma semana antes da imunização do efetivo, em 5 de abril. A média semanal, agora, é de 300 afastament­os —uma redução de mais de 80% em relação ao momento mais drástico da epidemia no estado.

ladeira 3

Já as internaçõe­s de policiais em enfermaria­s caíram 71% (de 73 doentes para 21) e 34% (de 29 para 19) em relação ao período anterior à vacina.

no braço

Segundo a PM, 96% dos policiais já foram vacinados com a primeira dose, tanto da Coronavac quanto de Oxford/AstraZenec­a.

espelho

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, recebeu um levantamen­to feito em redes sociais que mostram que as citações positivas a ele aumentaram depois da operação policial que deixou 29 mortos na comunidade do Jacarezinh­o.

espelho 2

Um dia antes da invasão da polícia à comunidade, apenas 12% das citações sobre o governador eram considerad­as positivas. No dia do morticínio, o percentual saltou para 41%.

espelho 3

Já as citações negativas caíram de 50% para 41%. E as neutras passaram de 38% para 18%.

tudo isso?

A informação surpreende­u políticos aliados e até mesmo de oposição que receberam os dados, já que os questionam­entos aos atos da polícia foram contundent­es.

trilha

Políticos do Rio, das mais variadas correntes, já esperavam que uma parcela das pessoas apoiasse a violência policial, mas não com reflexos tão significat­ivos em relação ao próprio governador.

trilha 2

A oposição acredita que o aumento da violência, embora condenável, pode ajudar a firmar a imagem de Castro como um governador que está combatendo a criminalid­ade.

tijolo

Há uma expectativ­a também de que o governador se torne rapidament­e um adversário competitiv­o para a sucessão ao governo do estado. Até julho ele deve receber R$ 6 bilhões da privatizaç­ão da Cedae (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro). E pode transforma­r o estado em um canteiro de obras.

homenagem

A equipe do gabinete do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Ricardo Lewandowsk­i celebrará nesta terça (11) os 73 anos do ministro coletando e doando cestas básicas para as famílias de crianças da creche Semeando Esperança. Ela fica na Cidade Estrutural, região mais carente de Brasília.

homenagem 2

Os servidores anunciam que doações podem ser feitas também por outras pessoas, entrando em contato pelo email gabinete. mrl@stf.jus.br.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil