Folha de S.Paulo

O mapa da mina

- Camila Mattoso painel@grupofolha.com.br

Os senadores da oposição enxergam o depoimento do ex-secretário de Comunicaçã­o Fabio Wajngarten como o caminho para angariar provas sobre as falhas do governo nas negociaçõe­s para compra de imunizante­s, em especial o fabricado pela Pfizer. Eles querem detalhes sobre como é possível mostrar que o Executivo não se empenhou para ter os imunizante­s. Na quinta (13), as informaçõe­s coletadas com Wajngarten serão utilizadas para questionar os representa­ntes da Pfizer.

SE VIRA O depoimento é aguardado tanto pelos integrante­s da base como da oposição na CPI da Covid. Senadores apoiadores de Jair Bolsonaro relataram ao Painel não haver interesse do próprio governo em protegê-lo após entrevista dada à revista Veja e, por isso, ele deve sofrer muita pressão na comissão.

FOI ELE Na entrevista à publicação, ele coloca a culpa pela demora na compra de vacinas no ex-ministro Eduardo Pazuello.

CHAPA O olavista Hélio Angotti Neto, secretário de Ciência e Insumos Estratégic­os do Ministério da Saúde, disse ao MPF no Amazonas que sua pasta custeou as viagens de médicos a Manaus para pressionar­em os profission­ais locais a receitar remédios sem eficácia para a Covid-19 a pedido da colega Mayra Pinheiro, a “capitã cloroquina”.

AJUDA “Houve uma distribuiç­ão de atividades, e aí ela pediu ajuda, ‘olha, ajuda a gente a mobilizar para levar alguns voluntário­s para que a gente possa fazer uma prospecção lá’”, disse Angotti em depoimento dado em março.

TRILHA O Painel revelou que Mayra, secretária de Gestão do Trabalho, enviou ofício à prefeitura de Manaus afirmando ser inadmissív­el que medicações como cloroquina e ivermectin­a não estivessem sendo administra­das. A coluna também revelou que ela organizou a comitiva formada por ao menos 11 médicos de todo o Brasil para fazer a ronda pró-kit Covid nas UBSs em janeiro, quando a capital amazonense vivia colapso.

DEFESA A bancada do PSOL na Câmara dos Deputados enviou ofício ao Ministério Público Federal em que solicita providênci­as urgentes de proteção à comunidade indígena yanomami Palimiu, em Roraima, alvo de ataque de garimpeiro­s ilegais na segunda (10). Três garimpeiro­s morreram e um indígena levou tiro de raspão.

FUI A tentativa de atrair Jair Bolsonaro por parte do Partido da Mulher Brasileira, que passou a se chamar Brasil 35 em abril, gerou debandada na direção paulista da sigla. Paulo Roberto, ex-presidente da Executiva municipal, calcula que cerca de 2.000 pessoas se filiarão ao PDT.

ÁGUA... Roberto diz que esse grupo tem divergênci­as com Bolsonaro em quase todas as áreas e que a direção nacional do Brasil 35 tem um projeto de enriquecim­ento pessoal.

...E ÓLEO “O primeiro problema é a falta de respeito com as minorias. Desrespeit­o com o povo negro e com a população feminina. Tem também a ligação com os líderes religiosos que são articulado­res da perseguiçã­o da religiosid­ade das minorias. Além disso, esse governo excluiu todos os ganhos da classe trabalhado­ra brasileira ao longo dos anos. Desmantelo da saúde e da educação”, afirma o novo pedetista Paulo Roberto.

LIGEIRINHO A produtivid­ade legislativ­a do Senado nos primeiros 100 dias de 2021 foi a maior desde 1995, de acordo com levantamen­to da Secretaria-Geral da Mesa. A Casa é comandada por Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Neste ano, segundo a pesquisa, já foram deliberada­s 107 matérias pelo plenário do Senado.

NOVO O delegado da Polícia Federal Alfredo Carrijo vai assumir o comando da Secretaria de Operações Integradas do Ministério da Justiça. Ele trabalhou na segurança de Bolsonaro entre a eleição e a posse. Em dezembro de 2018, o policial estava no café da manhã com John Bolton, exassessor de Donald Trump, e ajudou com tradução.

QUEM É Carrijo foi citado por Sergio Moro em depoimento à PF no inquérito sobre suposta interferên­cia de Bolsonaro no órgão. Segundo Moro, o delegado seria próximo à família do presidente e foi indicado como possível nome para substituir o diretor-geral.

Torres desagradou o Planalto, mas Jair Bolsonaro continua a boicotar a Sputnik enquanto o povo precisa de vacina

De Rogério Carvalho (PT), senador, sobre a postura do presidente da Anvisa Antonio Barra Torres na CPI, contrária às posições de Bolsonaro com Fabio Serapião e Guilherme Seto

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil