Folha de S.Paulo

‘Espectro da inflação retorna’, disparam sites financeiro­s

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

A revista financeira chinesa Caixin dedica a capa de sua edição desta semana à inflação. Em suma: “O aumento dos preços das commoditie­s desencadeo­u um aumento nas expectativ­as de inflação global. Ele será eventualme­nte transmitid­o ao mercado consumidor?”.

Foi também a manchete ao longo do dia no Wall Street Journal e em diversos outros veículos financeiro­s pelo mundo, com a queda nas Bolsas de Valores e a explicação geral de que “as preocupaçõ­es com a inflação estimulara­m um retorno da volatilida­de aos mercados”.

O temor maior é com os Estados Unidos, onde “se espera a maior inflação em oito anos”, no destaque do sulcoreano Hankyung.

Na manchete mais sombria do financeiro italiano Il Sole 24 Ore, “O espectro da inflação retorna”.

Por outro lado, no alemão Handelsbla­tt, uma diretora do Banco Central Europeu afirmou que a instituiçã­o espera uma alta de curto prazo na inflação, mas ainda não vê necessidad­e de adotar medidas anti-inflacioná­rias.

jogos e o recorde O japonês Asahi Shimbun voltou a dar manchete para as críticas à realização dos Jogos Olímpicos daqui a menos de três meses, quando o país enfrenta agora uma onda crescente de casos de Covid-19. No noticiário de pandemia do dia, na home do financeiro Nikkei, a cidade de “Osaka sofre 55 mortes, um recorde”.

ASTRAZENEC­A sem eua Depois de alcançar 49 mortos no Reino Unido, país que agora também restringe seu uso por faixas de idade, como noticiou a agência France Presse, a farmacêuti­ca britânica AstraZenec­a avalia desistir de buscar aprovação emergencia­l de sua vacina contra Covid nos EUA, segundo o WSJ. Pediria a licença plena, num processo “que toma mais tempo”.

BIONTECH com china A alemã Biontech, que criou a vacina desenvolvi­da e vendida em diversos países pela Pfizer, inclusive no Brasil, passou a fechar parcerias com outras farmacêuti­cas pelo mundo. No mais significat­ivo até aqui, começará a produzir junto com a chinesa Fosun “1 bilhão de doses por ano dos imunizante­s baseados em mRNA” em Xangai, destacou o Caixin.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil