Folha de S.Paulo

Vacinação contra Covid em gestantes

-

O que dizem os estudos sobre a segurança das vacinas para gestantes e bebês?

As vacinas da Pfizer e da Moderna (que usam a mesma tecnologia, com mRNA) se mostraram seguras em gestantes a partir de um estudo com mais de 35 mil candidatas conduzido nos EUA —o país aprovou o uso dessas duas vacinas e a da Janssen. Grávidas que receberam doses da Pfizer ou da Moderna passaram anticorpos ao bebê. As vacinas da Oxford/ AstraZenec­a e a Coronavac ainda não divulgaram eficácia nesse grupo. De acordo com especialis­tas, como a Coronavac utiliza tecnologia de vírus inativado, usada há anos, a vacina deve se comportar nesse grupo da mesma maneira que a vacina da gripe.

Quais países têm vacinado gestantes?

NosEUA, mais de 90 mil mulheres grávidas receberam as vacinas da Pfizer e da Moderna, e não houve relatos de problemas. O comitê de vacinação do Reino Unido recomendou que gestantes recebam a vacina de qualquer fabricante, inclusive a da AstraZenec­a, mas que a preferênci­a deve ser dada às vacinas da Pfizer e da Moderna porque há mais dados produzidos nos EUA sobre segurança. Israel e Bélgica também recomendam a vacina para gestantes.

A OMS recomenda a vacina em grávidas?

Em março, a OMS recomendou que gestantes sejam vacinadas, mas que consultem seus médicos antes. A entidade limita a indicação a grávidas com alto risco de contrair Covid e pessoas com comorbidad­es.

Já se sabe se a vacina causou a morte da gestante e como isso pode ter ocorrido?

Ainda não. O Ministério da Saúde investiga se a vacina pode ter causado o óbito. Segundo a Anvisa, há uma suspeita de evento adverso grave de AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágic­o que resultou em óbito fetal e da gestante.

O que diz o Ministério da Saúde?

A pasta seguiu orientação da Anvisa e suspendeu o uso da vacina da AstraZenec­a em todas as mulheres grávidas após a morte da gestante no Rio de Janeiro. O Ministério da Saúde anunciou nesta terça que só gestantes com comorbidad­es deverão receber vacinas contra a Covid-19 e apenas a Coronavac e o imunizante da Pfizer. A Coronavac, porém, está em falta em várias cidades e a Pfizer ainda está disponível em baixa quantidade no país

• Quais são os riscos da Covid para grávidas?

Durante a pandemia, mais grávidas tiveram complicaçõ­es e perdas gestaciona­is, segundo uma análise de 40 estudos em 17 países publicada na revista científica

Lancet Global Health. Os fatores que elevam o risco em gestantes são:

• doenças autoimunes

• diabetes

• pressão alta

• doenças cardíacas,

• asma

• sobrepeso

• ter mais de 35 anos

• estar no terceiro trimestre de gestação (a partir de 28 semanas)

• ser negra ou asiática.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil