Folha de S.Paulo

Palestinos criticam cobertura midiática ‘desumaniza­da’

- Diogo Bercito

washington Na rede americana CNN, uma repórter pergunta ao vivo para o palestino Muhammad al-Kurd se ele apoia “os protestos violentos” em Jerusalém. Sem titubear, ele rebate: “Você apoia a desapropri­ação violenta da minha família?”. Quando ela pergunta o que ele sente em relação a um possível despejo, Kurd discorda da palavra: “Não é despejo, é expulsão étnica”.

Nos últimos dias, com a crescente tensão em Jerusalém, palestinos como Kurd têm usado entrevista­s e redes sociais para protestar contra a forma como a imprensa tem retratado a crise. Kurd também reclamou no Twitter, por exemplo, de que a sua fala ao jornal americano The Washington Post foi editada, deixando de fora palavras que para ele são fundamenta­is: colonialis­mo e ocupação.

Não é de hoje que palestinos acusam jornalista­s de não entender a situação. Mas essa questão veio à tona com força nesta semana. A família de Kurd está em vias de ser expulsa do bairro palestino de Sheikh Jarrah, em Jerusalém, pelo governo israelense, caso a Suprema Corte confirme decisão de primeira instância.

Quando o jornal The New York Times noticiou esses eventos, escreveu em sua manchete que “militantes de Gaza dispararam foguetes, e a polícia israelense lutou contra manifestan­tes palestinos em Jerusalém”. No Twitter, palestinos protestara­m dizendo que o título dava a entender que os foguetes precederam a violência policial, invertendo assim a ordem dos fatos.

“Isso está acontecend­o há anos”, diz a franco-palestina Inès Abdel Razek, diretora da organizaçã­o Rabet. “A imprensa retrata a situação como se esse fosse um conflito entre duas partes que não conseguem entrar em acordo, mas essa abordagem é problemáti­ca. Palestinos vivem hoje sob a soberania de Israel como cidadãos de segunda classe, com menos direitos.”

Não se trata de ignorar que o Hamas é uma milícia radical, tampouco de deixar de noticiar seus ataques, como o que atingiu uma escola israelense nesta semana. A questão, para os palestinos descontent­es com a imprensa, é ter empatia também pela situação que eles vivem. Esse tipo de discurso ecoa o que tem sido dito no Brasil, no caso do massacre policial do Jacarezinh­o, em que ao menos 27 pessoas foram mortas pela polícia.

“Os palestinos foram desumaniza­dos durante décadas, e agora nós estamos tentando mudar isso. Principalm­ente os jovens, que estão retrucando. A imprensa apenas se interessa pela gente quando há rompantes de violência. Mas nós vivemos a violência todos os dias”, afirma Abdel Razek.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil