Folha de S.Paulo

Morte de Paulo Gustavo amplia ódio a Bolsonaro nas redes sociais

Percentual de posts negativos contra o presidente no Twitter aumenta quase 35% entre quem cita o ator, diz estudo

- João Perassolo

são paulo As pessoas que mencionam Paulo Gustavo no Twitter ficaram bem mais raivosas em relação ao governo Bolsonaro depois que o ator morreu. Antes da morte dele, em 4 de maio, esses perfis faziam postagens contra o presidente numa taxa média de 51,7%; depois, a média passou para quase 70%.

Os dados são de um levantamen­to da consultori­a em redes sociais Quaest.

“Chama a atenção que um fenômeno pop como Paulo Gustavo tenha causado uma influência no sentimento político da sociedade, um efeito significat­ivo. Isso é típico dessa era, em que, mais do que conteúdo, as pessoas estão atrás de entretenim­ento”, diz Felipe Nunes, diretor da Quaest e autor do estudo.

Segundo Nunes, a sociedade vive hoje a era da política pop. “Ninguém para para assistir a uma conversa civilizada entre duas lideranças. As pessoas param para assistir à lacração, à ‘mitagem’.”

O pico do sentimento de raiva foi em 5 de maio, dia seguinte à morte do comediante por Covid-19, no Rio de

Janeiro, quando quase 75% das postagens sobre Bolsonaro tinham tom negativo no 1,3 milhão de perfis que mencionara­m Paulo Gustavo. O total de menções ao ator no Twitter, naquele dia, foi de cerca de 8,6 milhões.

O estudo foi feito entre 1º de março e 10 de maio. Após identifica­r todas as menções a Paulo Gustavo no Twitter, o cientista capturou todas as postagens de perfis que citaram o ator neste intervalo de tempo. Em seguida, separou os tuítes sobre Bolsonaro e excluiu os demais.

Depois, classifico­u essas postagens em positivas e negativas para ter o resultado.

Após a morte do ator, aos 42 anos e no auge da carreira, uma série de manifestaç­ões nas redes sociais afirmavam que sua partida poderia ter sido evitada, pois ele morreu de uma doença para a qual já existe vacina.

Essas postagens geralmente vinham acompanhad­as de críticas à política de enfrentame­nto à Covid por parte do governo federal, citando a lentidão da vacinação —ainda não há previsão para que a faixa etária do ator seja imunizada no Brasil.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil