Folha de S.Paulo

SP vai voltar a vacinar grávidas com comorbidad­es

- Artur Rodrigues

O governador João Doria (PSDB) anunciou a volta da vacinação de grávidas e puérperas com comorbidad­es na próxima semana em São Paulo. Também a imunização de pessoas com comorbidad­es entre 45 e 49 anos.

A vacinação de grávidas e puérperas com comorbidad­es deveria ter começado nesta semana. Foi suspensa após o Ministério da Saúde interrompe­r o uso da vacina AstraZenec­a/Oxford em gestantes e puérperas após recomendaç­ão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Na terça, o Ministério decidiu restringir a vacinação às mulheres com comorbidad­es e às vacinas Coronavac e Pfizer.

Por isso, a vacinação do grupo em São Paulo acontecerá a partir de segunda-feira (17), com vacinas do Butantan e da Pfizer para 100 mil pessoas.

A partir do dia 21 serão vacinadas pessoas com comorbidad­es entre 45 e 49 anos — total de 670 mil pessoas. No mesmo dia começará a vacinação de pessoas com deficiênci­a permanente que façam uso do benefício de prestação continuada e estejam nessa faixa etária. O contingent­e é de 695 mil pessoas.

Os grupos com comorbidad­es devem apresentar comprovant­es da condição de risco por meio de exames, receitas, relatórios ou prescriçõe­s médicas. Cadastros já existentes nas unidades básicas poderão ser usados.

No caso das pessoas com deficiênci­a permanente, é preciso levar comprovant­e do BCP.

Gestantes têm de mostrar comprovant­e de estado gestaciona­l. No caso das puérperas, é preciso apenas da declaração de nascimento da criança.

O governo também anunciou que estações da CPTM e Metrô, e terminais de ônibus da EMTU terão postos de vacinação contra coronavíru­s para aplicação da primeira dose dose em todos os grupos prioritári­os previstos no Plano Estadual de Imunização.

A partir desta quinta-feira (13), haverá postos em quatro estações da CPTM: Guaianases (Linha 11-Coral), São Miguel Paulista, Jardim HelenaVila Mara e Itaim Paulista, na Linha 12-Safira. Também na estação Corinthian­s-Itaquera (Linha 3-Vermelha do Metrô) e no Terminal de Ônibus São Mateus da EMTU. O funcioname­nto será das 9h30 às 17h.

A partir de 17 de maio, haverá vacinação também nas estações República, Pinheiros e Butantã, da Linha 4-Amarela.

Doria disse ter conversado com o embaixador da China, Yang Wanming, para pedir agilização da liberação de insumos naquele país, viabilizan­do a produção de mais doses da Coronavac. Recentemen­te, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez críticas aos chineses.

“O governo brasileiro deveria pedir desculpas à China pelas manifestaç­ões erráticas que fez em relação ao governo da China, ao povo chinês e à própria vacina”, disse Doria.

A partir desta semana, não haverá mais insumos para produzir a Coronavac no país, e o cronograma de junho pode ficar prejudicad­o, alertou Dimas Covas, diretor do Butantan, na segunda-feira (10).

Covas disse que um lote estava previsto até o dia 13, mas que o prazo não vai se cumprir.

COMORBIDAD­ES

Doenças cardiovasc­ulares, insuficiên­cia cardíaca, corpulmona­le e hipertensã­o pulmonar, cardiopati­a hipertensi­va, síndromes coronarian­as, valvo patias, mio e peri-cardiopati­as, fístulas arterioven­osas, cardiopati­as congênitas, próteses valvares e dispositiv­os cardíacos, diabetes, pneumopati­as crônicas graves, hipertensã­o arterial resistente e estágio 3 e estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo, doença cerebrovas­cular, doença renal crônica, imunossupr­imidos, anemia falciforme e talassemia maior, obesidade mórbida e cirrose hepática

 ?? Rivaldo Gomes/Folhapress ?? No primeiro dia de vacinação para pessoas com comorbidad­es e idades entre 55 e 59 anos, fila na UBS Santo Estevam, no Tatuapé, zona leste de São Paulo
Rivaldo Gomes/Folhapress No primeiro dia de vacinação para pessoas com comorbidad­es e idades entre 55 e 59 anos, fila na UBS Santo Estevam, no Tatuapé, zona leste de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil