Folha de S.Paulo

Os conflitos mais recentes na região

-

23 e 24.fev.20 Soldados israelense­s acusaram um grupo de palestinos de tentar instalar um explosivo na cerca que separa Israel da Faixa de Gaza, o que gerou um conflito entre os dois lados. Em resposta, o grupo radical Jihad Islâmica disparou em um intervalo de 48 horas cerca de cem foguetes contra a região sul de Israel — que respondeu com bombardeio­s que deixaram quatro palestinos feridos.

3 a 6.mai.19 Depois de dois soldados israelense­s que estavam próximos da divisa ficarem feridos por tiros disparados de Gaza, Israel fez um ataque contra alvos do Hamas na região. Em resposta, foram disparados 690 foguetes de Gaza contra Israel, sendo que 240 foram intercepta­dos pelo sistema de defesa antiaérea. O confronto terminou com 25 mortos do lado palestino —incluindo duas mulheres grávidas e duas crianças— e 4 do lado israelense.

8 e 9.ago.18 O governo israelense chegou a cogitar uma ação terrestre em Gaza depois que o lançamento de quase

180 foguetes da região deixou mais de uma dezena de feridos. No fim, porém, Israel optou por um bombardeio contra

150 alvos, que deixou três palestinos mortos, incluindo um bebê.

jul. e ago.14 Integrante­s do Hamas sequestrar­am e mataram três adolescent­es israelense­s em junho, em ação que deu início ao maior conflito dos últimos sete anos. Em resposta, Israel lançou uma ação contra alvos do grupo na Cisjordâni­a. Em seguida, soldados israelense­s entraram na Faixa de

Gaza, em uma escalada do conflito, que se estendeu por sete semanas. Quando houve um cessar-fogo, no fim de agosto, mais de 70 israelense­s e 2.100 palestinos tinham morrido.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil