Folha de S.Paulo

Imunizante está em falta para aplicação da segunda dose

- Gabriela Bonin

UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de São Paulo seguem com falta da Coronavac para aplicação da segunda dose. Nesta quarta-feira (12), a ausência foi confirmada em postos de saúde das zonas leste e sul.

A reportagem confirmou a falta do imunizante em 11 unidades. Na semana passada, o Agora revelou que sete UBSs não tinham Coronavac para o reforço.

A zona sul tem o maior número de UBSs sem doses (9): Marsilac, Gaivotas, Jardim Orion, Jordanópol­is, Anchieta, Cantinho do Céu, Chácara do Conde, Jardim Novo Horizonte e Vila Natal.

Na zona leste, o problema foi constatado nas UBSs Vila Santana e Vila Nossa Senhora Aparecida.

Segundo a programaçã­o do estado, pessoas com 65 a 67 anos que tomaram a Coronavac têm o retorno previsto para esta semana.

A infectolog­ista Laura Lagoa Nóbrega, professora da faculdade São Leopoldo Mandic, alerta para a importânci­a de se tomar a segunda dose mesmo após o prazo. Segundo ela, o imunizante não será inutilizad­o depois desse período. “A primeira dose vai provocar a produção de anticorpos”, diz. Ela afirma que o organismo possui “mecanismos de memória imunológic­a” que fazem com que não se perca a eficácia.

A Secretaria Municipal da Saúde diz que o município dispõe de doses suficiente­s de imunizante­s e não faz reserva de doses. “O Estado oferece as vacinas já destinadas para primeira ou segunda doses, de acordo com o seu calendário e instruções da Secretaria Estadual da Saúde de São Paulo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil