Folha de S.Paulo

Prova de vida do INSS volta a cortar benefícios em junho

- Clayton Castelani

O INSS informou nesta quinta-feira (13) que retomará os bloqueios de aposentado­rias e pensões por falta de prova de vida a partir de junho para beneficiár­ios que não realizaram o procedimen­to devido à suspensão dessa exigência a partir de março de 2020, mês do início das medidas de restrição de circulação de pessoas para contenção da Covid-19.

O reinício dos bloqueios de pagamentos por falta de fé de vida para esse público estava previsto para maio, mas a medida foi adiada em um mês, segundo a Portaria 1.299 do Ministério da Economia publicada nesta quinta no Diário Oficial da União.

Para evitar aglomeraçõ­es nas agências bancárias, será mantido o escaloname­nto do prazo para que os segurados recadastre­m as senhas dos cartões utilizados para sacar benefícios.

O primeiro prazo a vencer, em junho, valerá para aqueles que deixaram de realizar a renovação de senha nos meses de março e abril de 2020.

Para beneficiár­ios que foram selecionad­os para a comprovaçã­o digital por reconhecim­ento facial (biometria) e não o fizeram por meio de quaisquer canais disponívei­s, o bloqueio dos pagamentos ocorrerá neste mês, segundo a portaria.

O INSS informou à reportagem que o bloqueio para convocados para a prova de vida digital ocorrerá em maio apenas para 160 mil pessoas que já deveriam ter realizado o procedimen­to em fevereiro de 2020, portanto, antes do início da pandemia.

Integrante­s desse grupo que perderem o prazo ainda poderão realizar o desbloquei­o dos pagamentos por reconhecim­ento facial pelo aplicativo Meu gov.br.

Outros 340 mil cidadãos incluídos no projeto de teste de recadastra­mento digital já concluíram a comprovaçã­o e não perdem o benefício. Os demais segurados devem considerar o calendário de retomada dos bloqueios a partir de junho.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil