Folha de S.Paulo

Mais de um terço dos paulistano­s já teve contato com coronavíru­s

-

A presença da variante de Manaus , a P1, que é mais transmissí­vel, fez com que mais de um terço dos moradores da cidade de São Paulo tivessem contato com o coronavíru­s, segundo o Inquérito Sorológico da prefeitura. O estudo foi divulgado nesta quinta (13).

A pesquisa, com testagem de 1.521 pessoas, mostrou que 33,5% já haviam tido contato com o vírus. Considerad­o o máximo do intervalo de confiança da pesquisa, o resultado pode chegar a 37,1%.

O resultado representa um cresciment­o em relação à fase anterior do inquérito, em fevereiro, que mostrou que naquele momento, 25% (um quarto) da população havia tido contato com a doença.

O secretário Edson Aparecido destacou o índice de assintomát­icos, que foi de de 56,1% dos que já tiveram contato com o vírus.

“[O aumento se deu] muito em função da P1. Houve um aumento elevado em jovens adultos que apresentam menos sintomas. Contraem o vírus, têm menos sintomas e têm perigo maior de contaminaç­ão dos demais.”

A maior prevalênci­a do vírus foi registrada na população entre 18 e 34 anos, segundo o estudo: 35,1%. Foram excluídos da amostra aqueles que já receberam a vacina.

Por região, o inquérito mostra prevalênci­a maior do vírus nas populações da zona sul (39,1%) e norte (34,4%). O aumento foi registrado em todas as faixas de IDH, e o maior cresciment­o (9,8 pontos), se deu na população de IDH alto.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil