Folha de S.Paulo

PMs são afastados por denúncia de agressão em ocorrência de trânsito

- Thaiza Pauluze Tati Bernardi A colunista excepciona­lmente não escreve nesta edição

Policiais militares foram afastados e estão sendo investigad­os por agressões a um motorista durante o atendiment­o a uma ocorrência de acidente de trânsito sem vítimas na noite do dia 1º de maio, no Grajaú, extremo zona sul da capital paulista.

Os agentes do 50º Batalhão foram acionados para o local de uma colisão frontal entre dois veículos na avenida Amos Comenius. Segundo os policiais, um dos condutores, que não era habilitado, estava alterado e agressivo.

Por isso, teria sido necessária a contenção e retenção do homem no compartime­nto de presos da viatura. Ainda segundo os agentes, para garantir a integridad­e do motorista, que estaria sendo ameaçado por outras pessoas. Sua identidade não foi divulgada.

No interior da viatura, o motorista teria quebrado o vidro traseiro do veículo, causando lesões em seu braço esquerdo, sendo novamente contido e, desta vez, algemado. Durante a contenção, conforme relato

dos agentes, teria desacatado os policiais com palavrões e ameaçado atirar na viatura quando saísse da delegacia.

A equipe diz que foi até a sede da 3ª Companhia da PM para trocar de viatura, já que havia risco de ferimento do condutor com o vidro quebrado.

Em investigaç­ão preliminar, foram analisadas as imagens

do momento em que a equipe esteve na sede policial — essa gravação foi tornada pública nesta quarta-feira (12).

As imagens mostram o condutor sendo colocado no camburão da nova viatura e cercado por ao menos seis agentes. Um dos PMs traz uma corda e amarra as pernas do homem.

Agentes também disparam spray de pimenta contra ele.

Os policiais riem enquanto o motorista permanece imóvel dentro do veículo. Toda a ação dentro do estacionam­ento durou aproximada­mente 20 minutos, quando o carro deixa o local.

Os policiais apresentar­am a ocorrência no 101º DP, de flagrante por dano e desacato e crime de trânsito.

Segundo eles, o detido voltou a ameçar os PMs, dizendo que é ligado a uma facção criminosa, o que foi registrado no Boletim de Ocorrência.

A PM, sob gestão de João Doria (PSDB), afirma que tomou conhecimen­to do caso por meio de uma denúncia anônima e que afastou os agentes.

“As condutas de todos os policiais mostrados nas imagens estão sendo rigorosame­nte apuradas em Inquérito Policial Militar e aqueles que tiveram atuação direta no emprego do gás de pimenta e na condução da ocorrência estão afastados do serviço operaciona­l”, afirmou a corporação em nota em que se diz “implacável contra pontuais desvios de conduta”.

Não foi mencionado quantos são os policiais envolvidos.

 ?? Reprodução ?? Câmera de segurança mostra policial com corda para amarrar motorista; imagens foram recebidas com marca d’água
Reprodução Câmera de segurança mostra policial com corda para amarrar motorista; imagens foram recebidas com marca d’água

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil