Folha de S.Paulo

Grupo de médicos do Japão diz ser impossível realizar Jogos seguros

- Com Reuters e AFP

Um grupo de médicos do Japão afirmou ser impossível organizar os Jogos Olímpicos de Tóquio com total segurança num momento em que a pandemia de Covid-19 continua afetando com força o país.

“Nós nos opomos com força à disputa dos Jogos de Tóquio em um momento em que as pessoas em todo o mundo lutam contra o novo coronavíru­s”, afirmou o grupo, que representa cerca de cem médicos titulares em hospitais do país, no comunicado destinado ao governo japonês com o pedido de cancelamen­to. “Não podemos negar o perigo que representa­m as numerosas novas variantes do vírus que vão chegar a Tóquio a partir de todo o mundo.”

O Japão, com apenas 2% da população vacinada, enfrenta atualmente uma quarta onda de infecções. Diversas regiões, incluindo a capital, se encontram em estado de emergência. Os sistemas hospitalar­es estão novamente sob pressão, e os médicos denunciam repetidame­nte a falta de funcionári­os para o atendiment­o dos pacientes.

Nos últimos dias, vários governador­es de províncias japonesas indicaram que não reservarão leitos hospitalar­es para atletas enfermos. A maioria da população também é contrária à realização dos Jogos neste momento, segundo pesquisas recentes.

O COI (Comitê Olímpico Internacio­nal) reafirmou na quarta-feira (12) que confia nas medidas sanitárias que vêm sendo adotadas, assim como na vacinação de atletas pelo mundo, e que está confiante de que a Olimpíada será um evento histórico.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil