Folha de S.Paulo

Doria anuncia expansão de escolas de tempo integral em SP

- Isabela Palhares

são paulo Em um evento com quase mil pessoas, o governador João Doria (PSDB) anunciou a expansão do programa de escolas em tempo integral. O modelo passa a alcançar um terço da rede estadual em 2022.

Segundo Doria, 778 novas escolas passarão a ter aulas em período estendido. Assim, São Paulo passará a ter 1.855 unidades com o modelo —37% de toda a rede. Atualmente, 1.077 (22%) são de tempo integral.

O aumento de vagas nessa modalidade era uma das principais promessas de campanha e foi acelerada para conter os prejuízos educaciona­is com a pandemia do novo coronavíru­s.

O anúncio foi feito no fim da manhã desta segunda (12) em um evento no Memorial da América Latina (zona oeste de SP) para diretores e supervisor­es de ensino. No momento em que o governador informou a expansão do programa, os educadores se levantaram e se abraçaram, descumprin­do as regras de distanciam­ento social estabeleci­das por causa da pandemia da Covid-19.

Segundo a secretaria da Educação, 920 educadores participar­am do evento. Cerca de 700 deles fizeram testes no início. Apesar de não constar no cronograma de eventos-teste do governo, a pasta diz que o encontro foi monitorado. Também destacou que os educadores presentes já tomaram a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

“Hoje é um dia memorável na vida de todos nós. Vamos dar o maior salto quantitati­vo do programa. As escolas de tempo integral são transforma­doras da vida dos jovens”, disse o governador.

Os educadores usavam máscara e havia a demarcação do distanciam­ento adequado entre as cadeiras. No entanto, no momento do anúncio, os servidores se levantaram para aplaudir e abraçar colegas.

Segundo Rossieli Soares, secretário estadual de Educação, todos os diretores que estavam presentes no local passarão a ter o programa em suas unidades. “Todas as escolas que estão nesse auditório viram PEI [programa de escola em tempo integral] em 2022”, disse Soares.

A secretaria de Educação diz que a medida vai beneficiar 387 mil novos estudantes e alcançar 448 mil matrículas —cerca de 25% dos alunos de ensino fundamenta­l e médio.

Com a expansão anunciada para o próximo ano, São Paulo conseguirá adiantar o cumpriment­o de uma das metas do Plano Nacional de Educação, que prevê ao menos 25% dos alunos matriculad­os em tempo integral até 2024.

“Já no próximo ano, vamos alcançar a meta prevista para o fim de 2024. Queremos que todos os alunos de São Paulo estudem em tempo integral nos próximos 10 anos”, disse Soares.

Em todo o país, experiênci­as com o ensino integral têm contribuíd­o para a melhora dos índices de aprendizag­em, sobretudo no ensino médio. As escolas que trabalham em jornada estendida avançaram quase o dobro das que atendem em carga horária regular no Ideb (Índice de Desenvolvi­mento da Educação Brasileira) em 2019.

Em São Paulo, por exemplo, as 33 escolas estaduais com melhor desempenho no Ideb são de período integral. No ensino fundamenta­l, 9 das 10 com melhores notas são dessa modalidade.

Segundo o secretário, a escolha das unidades que vão integrar o programa foi feita após consulta e aprovação da comunidade escolar. Também foram priorizada­s escolas em áreas de maior vulnerabil­idade.

 ?? Divulgação Governo do Estado de São Paulo ?? O governador João Doria (PSDB) em evento com quase mil pessoas, nesta segunda (12), em SP
Divulgação Governo do Estado de São Paulo O governador João Doria (PSDB) em evento com quase mil pessoas, nesta segunda (12), em SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil