Folha de S.Paulo

FALSO E VULGAR

- com Bruno B. Soraggi, Bianka Vieira e Victoria Azevedo

Os advogados do ex-ministro José Dirceu pediram ao STF (Supremo Tribunal Federal) que investigue “a disseminaç­ão de notícias falsas envolvendo seu nome, com ataques extremamen­te ofensivos, vulgares e graves a ministros” da própria corte. Eles envolvem perfis falsos —e o próprio presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

a mentira

Dirceu se refere à fake news de que ele teria vídeos que poderiam causar embaraço a magistrado­s da Corte, e que estaria usando as imagens para chantageál­os —levando-os a tomar posições contrárias aos interesses de Bolsonaro.

a mentira 2

“Em uma narrativa absolutame­nte desvairada, divulgada inicialmen­te em blogs obscuros da internet e, infelizmen­te, amplificad­as pelo perfil de rede social do Exmo. Presidente da República, as fake news dão conta da estapafúrd­ia e abjeta ideia de que o peticionár­io estaria chantagean­do ministros dessa Corte, mediante vídeos de conteúdo fantasioso e absolutame­nte inverossím­il, no intuito de obter decisões que lhe fossem favoráveis”, dizem os advogados ao STF.

a mentira 3

Dirceu elenca mensagens enviadas em grupos de WhatsApp de seguidores de Bolsonaro. E diz que “de forma surreal, tal relato abjeto e vil mereceu amplificaç­ão e disseminaç­ão pelo perfil do Twitter” de Bolsonaro.

ao vento

No dia 4 de julho, Bolsonaro escreveu em seu perfil na rede: “Vamos supor uma autoridade filmada numa cena com menores (ou com pessoas do mesmo sexo ou com traficante­s) e esse alguém (“Daniel”) passe a fazer chantagem ameaçando divulgar esse vídeo. Parece que isso está sendo utilizado no Brasil (importado de Cuba pela esquerda) onde certas autoridade­s tomam decisões simplesmen­te absurdas, para atender ao chantagead­or (“Daniel”). Quando nada têm contra seu alvo principal, vão para cima de filhos, parentes, e amigos do mesmo. Inquéritos e acusações absurdas, ... Daí quebram sigilos, determinam buscas e apreensões, decretam prisões arbitrária­s, etc...”.

aqui estou

A presidente do PT, Gleisi Hoffmann, tenta provar que está viva para poder tomar a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

cancelado

Em junho, a deputada foi a uma unidade do SUS em Brasília e conseguiu ser imunizada. Logo depois, porém, profission­ais da saúde entraram em contato dizendo que o cadastro dela tinha sofrido uma baixa por óbito. Os documentos foram checados —e eram, de fato, de Gleisi, que está viva.

logo ele

Pior: ao lado do nome completo constava um suposto apelido da petista: “Bolsonaro”.

sob ataque

Ela consultou o deputado federal Alexandre Padilha (PT-SP), que já foi ministro da Saúde, e ele recordou que o sistema da pasta sofreu um ataque de hackers há alguns anos —e que por isso Gleisi aparece como morta.

disputa

Um parecer emitido pelo Ministério Público de SP em março deste ano apontou conflito de interesse entre as filhas gêmeas de Gugu Liberato, Marina e Sofia, e Aparecida Liberato, irmã do apresentad­or e inventaria­nte de sua fortuna.

longe

De acordo com o MP, Aparecida é mãe de dois dos sobrinhos contemplad­os no testamento de Gugu —daí o conflito de interesse. O órgão ainda apontou que as gêmeas, hoje com 17 anos, moram em Orlando (EUA) e “não há como saber se a tia, que reside em São Paulo, conhece as reais necessidad­es delas”.

livres

A mãe das gêmeas, Rose Miriam di Matteo, emancipou as filhas do casal neste mês. Com isso, as duas tornaram-se capazes de decidir por si próprias judicialme­nte.

unidas

Marina e Sofia são representa­das por Nelson Wilians, advogado de Rose Miriam. De acordo com a defesa, as duas cobram a realização de uma auditoria independen­te nas contas do inventário e reconhecem a existência de união estável entre Rose e Gugu, morto em 2019.

medalha

O Azeite Sabiá, produzido em Santo Antônio do Pinhal (SP), foi premiado como o melhor azeite do hemisfério sul no concurso italiano Leone d’Oro 2021. O produto também recebeu medalha de ouro em concurso de Nova York.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil