Folha de S.Paulo

Afinal, quem é Ricardo Nunes?

São Paulo merece mais do que ‘vou fazer o mesmo que Covas’

- Marina Helou Deputada estadual (Rede Sustentabi­lidade - SP), foi candidata à Prefeitura de São Paulo em 2020

A eleição para a Prefeitura de São Paulo em 2020 foi marcada pelo diálogo. Os candidatos e seus vices apresentar­am ideias e projetos em entrevista­s, sabatinas e debates.

Entretanto, as oportunida­des não foram aproveitad­as pelo então candidato Ricardo Nunes (MDB), vice na chapa de Bruno Covas (PSDB). Ele se escondeu. Agora, o ex-vereador assumiu a prefeitura da maior cidade do país e queremos saber: o que ele pensa?

Como ex-candidata à prefeitura, entendo que São Paulo merece mais do que “vou fazer o mesmo que o Covas”. Afinal, o que isso significa?

Bruno Covas, por exemplo, se contrapunh­a ao governo federal, mas Nunes nomeou como secretário executivo de mudanças climáticas o responsáve­l pela desastrosa agenda “ambiental” de Bolsonaro.

A tragédia da Covid-19, marcada pela inércia e incompetên­cia federal, pede a liderança do prefeito na nossa cidade. Em relação às vacinas, há uma distribuiç­ão desigual que privilegia áreas centrais. Como resolver?

Mesmo com a comprovaçã­o de eficácia, não existe distribuiç­ão gratuita de máscaras PFF2. Também não há estratégia clara de testagem e monitorame­nto de novos casos. O que Nunes propõe para combater a Covid?

A pandemia trouxe novos desafios e acentuou velhos problemas. O desemprego só aumenta, e o número de pessoas em situação de rua cresce junto à fome. O que será feito para gerar empregos, renda e oportunida­des?

Pergunto isso pois, durante a campanha, enquanto éramos questionad­os à exaustão sobre o que faríamos de diferente na segunda onda da pandemia, o atual prefeito não estava lá.

Os desafios são inúmeros, e sabemos que a população negra é a principal em situação de vulnerabil­idade e violência, dados que exigem uma atuação antirracis­ta. Qual é o plano?

Outro tema fundamenta­l é a educação. A volta às aulas presenciai­s deve ser tratada como prioridade absoluta, de forma segura para crianças, profission­ais da educação e famílias. Como o senhor prefeito vai agir?

Políticas públicas para a primeira infância (de 0 a 6 anos) são capazes de quebrar o ciclo de desigualda­de. É preciso assegurar que crianças tenham acesso a alimentaçã­o, vacinação, creche e saneamento básico. Isso, inclusive, abria o caderno de propostas da chapa Covas-Nunes. O que vimos até aqui, porém, foi o enfraqueci­mento do tema. Nunes fará o que estava no papel ou o retrocesso?

Para 2021 está prevista a revisão do mais importante instrument­o de planejamen­to urbano. A oportunida­de ocorre a cada dez anos e pede participaç­ão popular. Pela pandemia, a maioria dos participan­tes e especialis­tas pediu o adiamento. Nunes sugeriu um debate on-line.

É possível fazer isso em uma cidade em que menos de 50% da população tem acesso à internet? O que deve nortear a revisão: o desenvolvi­mento sustentáve­l de São Paulo e boas políticas habitacion­ais ou o interesse exclusivo do setor imobiliári­o?

Queremos saber o que o prefeito pensa sobre meio ambiente e sustentabi­lidade, segurança pública, empreended­orismo e inovação, mulheres, zeladoria e cultura.

Ricardo Nunes, como não te conhecemos ainda, que tal se apresentar?

A pandemia trouxe novos desafios e acentuou velhos problemas. O desemprego só aumenta, e o número de pessoas em situação de rua cresce junto à fome. O que será feito? Durante a campanha, enquanto éramos questionad­os à exaustão sobre o que faríamos de diferente na segunda onda da pandemia, o atual prefeito não estava lá

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil