Folha de S.Paulo

Conselho de Ética rejeita suspensão de Daniel Silveira

- DB

brasília O Conselho de Ética da Câmara rejeitou nesta terça-feira (13) parecer que recomendav­a suspensão por três meses do mandato do deputado federal Daniel Silveira (PSL-RJ) por ameaça a manifestan­tes em um protesto contra o governo Jair Bolsonaro realizada em maio de 2020.

O parecer da deputada Professora Rosa Neide (PTMT) foi rejeitado por 10 votos contrários e 9 favoráveis. A seguir, foi escolhido novo relator, o aliado Diego Garcia (Podemos-PR), para proferir parecer mais brando contra o bolsonaris­ta.

Garcia recomendou censura escrita, que está entre as penas mais leves do colegiado. O parecer foi aprovado por 11 votos a 5.

A representa­ção foi aberta pelos partidos Rede, PSOL e PSB após Silveira gravar e divulgar, em 31 de maio de 2020, um vídeo ameaçando manifestan­tes em um protesto contra o presidente da República.

“Vocês estão na rua o tempo inteiro dizendo que vão agredir, bater. Vou deixar um recadinho para vocês. Tem muitos policiais armados nessas manifestaç­ões que um dia um de vocês vai achar o de vocês”, diz o bolsonaris­ta no vídeo.

“Na hora que vocês vierem, vão tomar um no meio da testa, no meio do peito e (quando) cair o primeiro, vão entender onde estão se metendo.”

A seguir, o deputado federal disse que “o primeiro que vier, eu caço, para deixar de exemplo.”

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil