Folha de S.Paulo

Pandemia traz ‘outra praga’ de volta à América Latina, a fome

- Nelson de Sá nelson.sa@grupofolha.com.br

O Frankfurte­r Allgemeine Zeitung reporta o esforço bemsucedid­o de Paraisópol­is para conter a Covid-19, mas destaca como as favelas brasileira­s foram “duramente atingidas pelas consequênc­ias”:

“Maria das Graças Viana, 41, mora em Paraisópol­is há um quarto de século. É mãe solteira de quatro filhos e diz de si mesma: ‘Eu sei o que é pobreza’. Mas nunca passou por tantas dificuldad­es como no último ano. Pela primeira vez, teve que pedir comida.”

De Lima, o Washington Post reporta que a “Fome impulsiona­da pela pandemia está tornando o mundo mais desigual”, no alto da home page, detalhando que poucos foram mais atingidos que o Peru:

“Numa encosta estreita povoada por cães magros e pessoas enlutadas da pandemia, outra praga se abateu sobre a favela onde Milinka, 5, e Luis Miguel, 8, dormem num quarto com seus pais. Fome.”

Citando dados da FAO, diz que “a região mais atingida pelo coronavíru­s —América Latina e Caribe— registrou o maior aumento da inseguranç­a alimentar: um salto de nove pontos, para 40,9%”.

E em chamada do New York Times, na home page, “Fome alimenta protestos em Cuba”.

incubada nos eua Após revelar que “vários envolvidos no plano de assassinat­o no Haiti eram informante­s dos EUA”, a CNN avalia que “o número crescente de conexões com a Flórida parece retratar uma operação pelo menos em parte incubada nos EUA”.

um viveiro E o Guardian publicou a análise “É um viveiro: o papel de Miami na trama de assassinat­o no Haiti se encaixa no padrão de décadas”, listando que a cidade “tem sido plataforma de lançamento e sinônimo de golpes mal-acabados —da Baía dos Porcos, a invasão fracassada de Cuba em 1961, ao ataque do ano passado na Venezuela”.

bolsonaro ameaça Prosseguem os alertas externos para as declaraçõe­s do presidente brasileiro. Na home do Financial Times, “Bolsonaro toma a eleição como alvo, em eco de Trump”. E no site Axios, voltado aos bastidores de Washington, “Em meio a escândalo da vacina, Bolsonaro ameaça rejeitar resultados eleitorais”. Ambos sublinham a ascensão de Lula nas pesquisas para 2022.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil