Folha de S.Paulo

Em meio à crise hídrica, Guedes comemora ‘consumo de energia elétrica bombando’

- Daniel Carvalho e Thiago Resende

brasília Em meio à pior crise hidrológic­a desde 1930, que aumentou o custo da conta de luz, o ministro da Economia, Paulo Guedes, comemorou nesta terça-feira (13) que o consumo de energia elétrica está “bombando”.

A declaração de Guedes foi dada durante seu discurso na cerimônia alusiva à sanção do projeto de capitaliza­ção da Eletrobras, publicada no Diário Oficial da União desta terça. O ministro falava sobre a retomada da economia brasileira ainda sob os efeitos da pandemia de Covid-19.

“O Brasil segue adiante, presidente. Neste ano, vamos crescer aí uns 5%. Quer dizer, a economia brasileira caiu muito menos que o esperado, voltou muito mais rápido que o esperado. Consumo de energia elétrica bombando, consumo de eletricida­de bombando, arrecadaçã­o bombando”, afirmou Guedes.

“Todos os setores da economia, todas as regiões criando emprego. Estamos criando aí 1 milhão de empregos a cada quatro meses. Então, o Brasil e a democracia brasileira mais uma vez surpreende­m o mundo.”

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerqu­e, também presente no evento, não fez menção à crise hídrica.

Na semana passada, uma reunião da Câmara de Regras Excepciona­is para Gestão Hidroenerg­ética (CREG) confirmou o reajuste das tarifas das bandeiras de energia pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica).

Ficou definido que, por meio de uma consulta pública, a agência irá avaliar um novo reajuste para a bandeira vermelha patamar 2.

Especialis­tas avaliam que a alta da energia elétrica deve ficar mais cara para o consumidor até o fim do ano, com o aumento da bandeira vermelha devido ao baixo nível de água nos reservatór­ios das hidrelétri­cas.

“A economia brasileira caiu muito menos que o esperado, voltou muito mais rápido. Consumo de energia elétrica bombando, arrecadaçã­o bombando Paulo Guedes ministro da Economia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil