Folha de S.Paulo

‘Sommeliers da vacina’ usam site para saber qual é o imunizante disponível nos postos

- Dhiego Maia

GONÇALVES (MG) Qual vacina está aplicando hoje? A pergunta foi feita por uma pessoa, às 7h22 desta terça-feira (13), sobre o imunizante contra a Covid-19 disponível na UBS Dr. Humberto Pascale, em Santa Cecília, no centro da cidade de São Paulo.

Alguém que disse estar na unidade básica de saúde tida como campeã em aplicações da vacina contra o coronavíru­s na capital paulista, respondeu, 1h03 depois: tem Janssen aqui.

A interação na plataforma, que não exige nome, rosto e endereço, virou um ímã para os que ganharam o apelido de “sommeliers de vacina”.

Sommeliers são profission­ais especializ­ados na harmonizaç­ão de bebidas com um prato em um restaurant­e.

Mas a função acabou atrelada pejorativa­mente a quem tenta escolher uma das vacinas disponívei­s no momento em que o governo de Jair Bolsonaro (sem partido) enfrenta lentidão, denúncias de corrupção e falta de doses para todos.

A vontade de escolher um imunizante por vezes causa desgastes, discussões e mais filas nos postos de saúde. E a procura foi parar na plataforma Onde Tem Vacina, criada há três meses por Marcos Bonfim, 52, estatístic­o e engenheiro de sistemas do Rio de Janeiro, em parceria com mais três amigos.

A plataforma só pede que o interessad­o insira o nome do local onde procura pela vacina. Ali é possível saber quantas doses foram aplicadas na unidade, o tipo de vacina mais usado em tempo real, a avaliação com estrelinha­s para os profission­ais e se há vacina disponível no momento.

Também informa a quantidade de doses aplicadas, tanto por dados gerados pelo SUS (Sistema Único de Saúde) como por pessoas anônimas que disseram ter ido aos locais.

O engenheiro Roberto (nome fictício), 37, havia recebido o link da plataforma em um grupo de WhatsApp com a indicação de que seria possível ver qual vacina estava sendo aplicada em cada posto de saúde da capital paulista.

Com a intenção de ser imunizado com a Janssen, que é de dose única, ele fez uma pesquisa no Onde Tem Vacina no domingo (11) e escolheu uma UBS em que as pessoas afirmavam ter tomado a dose almejada.

Nesta segunda (12), chegou ao posto de saúde às 6h50, antes da abertura, mas, ao ser informado pela funcionári­a de que só havia Astra Zen eca, consultou o site novamente e foi a outro posto.

Após passar duas horas na fila, a funcionári­a do posto avisou que as doses da Janssen haviam acabado, faltando quatro pessoas para a sua vez. Roberto então questionou qual vacina seria aplicada e resolveu ficar nafil apara recebera P fizer.

Na UBS José de Barros Magaldi, no Itaim Bibi (zona oeste), alguém perguntou nesta última segunda: “Bom dia! Alguém sabe dizer qual vacina estão aplicando hoje?”.

“Hoje passaram avisando que é de AstraZenec­a”, respondeu outra pessoa.

Em outro posto, uma pessoa pergunta: “Estão aplicando Janssen agora? Passei de manhã e falaram que só tinha AstraZenec­a. Mas vejo no gráfico que algumas pessoas marcaram que tomaram Janssen”.

A reportagem da Folha navegou pela plataforma, que diz ter ao menos 26 mil postos oficiais cadastrado­s nos 26 estados e no Distrito Federal.

Críticas não faltam nas interações. Na mesma UBS Dr. Humberto Pascale, alguém escreveu: “As pessoas que querem escolher vacina merecem ser os últimos da fila...os bababa de plantão [sic]”. O comentário teve 15 dislikes —maior termômetro de reprovação da página—e 3 curtidas.

As colaboraçõ­es também informam quais postos estão desativado­s, denunciam a falta de estrutura dos espaços, em quais há xepa e os profission­ais da saúde que mostram toda a aspiração e aplicação da vacina.

Em junho, a Onde Tem Vacina venceu um concurso promovido pela SBIS (Sociedade Brasileira de Informátic­a em Saúde) por colaborar com a transforma­ção digital na saúde.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil