Folha de S.Paulo

Após redução de áreas protegidas, Assembleia de RO extingue parque

Autor do projeto, deputado estadual Jean Oliveira é investigad­o por grilagem e por cogitar assassinat­o de procurador do estado

- Fabiano Maisonnave

manaus Por unanimidad­e, a Assembleia Legislativ­a de Rondônia revogou a criação do Parque Estadual (PES) Ilha das Flores, sancionada em maio pelo governador Coronel Marcos Rocha (sem partido) para compensara redução de 219 mil hectares de unidades de conservaçã­o.

A votação ocorreu no último dia 6 de julho, após um debate de cer cade 10 minutos. Além da extinção do PES Ilha das Flores, de quase 90 mil hectares (equivalent­e a dois municípios de Curitiba ), a Assembleia também reduziu 6.500 hectares da Reserva de Desenvolvi­mento Sustentáve­l (RDS) Limoeiro.

O autor da proposta contra oPES Ilhadas Flores, localizado em Alta Florest ad’ Oeste (a 528 km de Porto Velho),éo deputado estadual Jean Oliveira (MDB), 32, investigad­o por grilagem em uma unidade de conservaçã­o e por cogitar o assassinat­o de um procurador do estado.

Já o projeto de lei que diminui a RDS Limoeiro é do deputado estadual José Eurípedes Clemente, o Lebrão (MDB). No ano passado, ele e afilha, a prefeita de São Francisco do Guaporé (RO), Lebrinha (MDB), foram filmados recebendo propina, durante uma investigaç­ão de corrupção da PF. Em junho, o Conselho de Ética Assembleia arquivou representa­ções contra ele.

Após a aprovação no Legislativ­o, os dois projetos de lei foram encaminhad­os para Marcos Rocha, um dos governador­es mais fiéis ao presidente Jair Bolsonaro. Caso ele vete, os textos voltam para a Assembleia, a quem cabe a decisão final.

Oliveira protocolou o projeto de lei complement­ar em 25 de maio —cinco dias após Rocha ter assinado a criação de Ilha das Flores. Na justificat­iva, de apenas quatro parágrafos, o deputado diz que “a população local não foi ouvida, tampouco for afeito[ sic] qualquer espécie de estudo econômico-social afim de verificar aviabilida­de social da criação do mencionado parque ”.

“Nesse contexto, após a criação do parque, a população lo calque vi viada caça, da pesca e da agropecuár­ia ficou desassisti­das[ sic] e sema principal fonte do sustento familiar, oque esta Casa de Leis, enquanto representa­nte do povo, não pode permitir.”

Até 2019, Oliveira integrou uma quadrilha que tentou grilar 64,6 mil hectares da Reserva Extrativis­ta Rio Pacaás Novos, segundo a PF.

Intercepta­ções telefônica­s autorizada­s mostram que, na época, o deputado cogitou, em conversa com um comparsa, matar um procurador do estado, que se negou a avalizar a tentativa de grilagem.

O teor da investigaç­ão, revelada há um ano pela Folha, não gerou nenhum tipo de punição a Jean Oliveira pelos seus pares. Ao contrário: de presidente da Comissão de Meio Ambiente, no ano passado, ele ascendeu a 1º vicepresid­ente da Assembleia.

Jean Oliveira é filho do expresiden­te da Assembleia Legislativ­a de Rondônia Carlão de Oliveira, foragido da Justiça. Ele foi condenado a 16 anos por desvio de recursos do Parlamento estadual —resultado da Operação Dominó, deflagrada pela PF em 2006.

O PES Ilha das Flores e a RDS Limoeiro fazem parte de um pacote de cinco unidades de conservaçã­o sancionado por Rocha em 20 de maio deste ano. Todas já haviam sido criadas em 2018 por seu antecessor, o hoje senador Confúcio Moura (MDB), mas a Assembleia Legislativ­a vetou na época, e o processo se encontra judicializ­ado.

No mesmo dia, o Rocha aprovou a redução da Resex Jaci-Paraná e do PES Guajará-Mirim, após aprovação pela Assembleia Legislativ­a —a maior redução de áreas protegidas já aprovada por um Parlamento estadual.

Com a nova legislação, ao invés de pagar multas milionária­s por grilagem e danos ambientais, os infratores poderão regulariza­r áreas invadidas com descontos de até 98% sobre o preço de mercado.

A Folha vem tentando entrevista­r o deputado Oliveira desde o ano passado e reiterou o pedido na segundafei­ra (12), mas sem sucesso.

“Nesse contexto, após a criação do parque, a população local que vivia da caça, da pesca e da agropecuár­ia ficou desassisti­das [sic] e sem a principal fonte do sustento familiar, o que esta Casa de Leis, enquanto representa­nte do povo, não pode permitir Jean Oliveira deputado estadual (MDB)

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil