Folha de S.Paulo

Inpe vai coordenar boletins conjuntos do governo sobre monitorame­nto de queimadas

- Ana Carolina Amaral

são paulo Em preparação para a temporada de incêndios de 2021, o Sistema Nacional de Meteorolog­ia (SNM) informou à Casa Civil nesta terça (13) que publicará boletins semanais com previsões meteorológ­icas e monitorame­nto de queimadas, sob coordenaçã­o do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), segundo documento obtido pela Folha.

O SNM é composto de três órgãos de meteorolog­ia: o Inpe, ligado ao Ministério da Ciência e Tecnologia, o Censipam (Centro Gestor e Operaciona­l do Sistema de Proteção da Amazônia, do Ministério da Defesa) e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorolog­ia, do Ministério da Agricultur­a). Os três produzem dados complement­ares sobre fogo, incluindo uma nova ferramenta do Inmet, lançada na segunda (12), para previsão de risco de incêndio.

A decisão de divulgar conjuntame­nte os dados produzidos pelas três instituiçõ­es foi tomada por técnicos após uma reunião com a Casa Civil no último dia 9, quando a pasta demandou o planejamen­to de cada órgão para a temporada de incêndios. Eles devem juntar as informaçõe­s — que continuam produzindo de forma independen­te— em boletins semanais sobre a situação meteorológ­ica e o monitorame­nto de queimadas.

Segundo servidores ouvidos pela reportagem, caminhar juntos na divulgação é uma estratégia para fortalecer a posição técnica.

No entanto, uma declaração do diretor do Inmet sobre a divulgação conjunta gerou interpreta­ções equivocada­s e foi noticiada como se implicasse no fim do monitorame­nto pelo Inpe, o que foi desmentido por nota dos três órgãos que compõem o Sistema Nacional de Meteorolog­ia.

“A informação citada em alguns meios de comunicaçã­o de que os Ministério­s da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Defesa (MD) deixarão de mostrar dados de incêndios não procede”, diz a nota conjunta.

“A gente já fechou hoje, pela manhã, que não haverá mais emissão do Inpe ou do Censipam sobre incêndios, que será do Sistema Nacional de Meteorolog­ia todos os relatórios do governo federal”, disse Miguel Ivan Lacerda de Oliveira, diretor do Inmet. A fala, explicada adiante em live do Ministério da Agricultur­a, fazia referência aos boletins assinados conjuntame­nte pelo SNM e não apenas pelos órgãos individual­mente.

O alerta gerado pela declaração é motivado pelo contexto político e orçamentár­io que gerou ameaças ao Inpe nos últimos dois anos. O órgão, responsáve­l pelo monitorame­nto do desmatamen­to e das queimadas na Amazônia, foi questionad­o pelo governo federal na crise das queimadas de 2019, que levou à demissão do então diretor do instituto, Ricardo Galvão, após o presidente Jair Bolsonaro ter feito declaraçõe­s que questionav­am a confiabili­dade dos dados de satélite.

No último ano, houve tentativas do Conselho da Amazônia, presidido pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, transferir do Inpe para o Censipam (Ministério da Defesa) a responsabi­lidade por emitir as informaçõe­s sobre o desmatamen­to da Amazônia.

Do ano passado para cá, o Inpe sofre com os cortes orçamentár­ios.

O Sistema de Nacional de Meteorolog­ia foi anunciado em uma nota técnica em 3 de maio para promover “uma maior governança e coordenaçã­o entre os seus integrante­s e uma maior eficiência na utilização dos recursos escassos”. No fim daquele mês, o SNM emitiu alerta sobre a emergência hídrica.

De acordo com a nota que anuncia o SNM, o único serviço que deixa de ser feito pelo Inpe, passando a ser realizado somente pelo Inmet, é a divulgação para o público geral da previsão meteorológ­ica, que já é feita pelo Inmet desde 1909, segundo o texto.

Já o Inmet deixará de produzir previsões numéricas de tempo e adotará oficialmen­te as produzidas pelo Inpe.

“A informação citada em alguns meios de comunicaçã­o de que os Ministério­s da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e da Defesa (MD) deixarão de mostrar dados de incêndios, não procede trecho de nota conjunta dos três órgãos que compõem o Sistema Nacional de Meteorolog­ia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil