Folha de S.Paulo

Oposição quer Mario Frias investigad­o por perseguiçã­o político-ideológica na Cultura

- Eduardo Moura

Nesta terça (13), parlamenta­res da oposição enviaram à Procurador­ia-Geral da República um pedido de investigaç­ão de “perseguiçã­o político-ideológica” dentro da Secretaria Especial da Cultura de Mario Frias.

O pedido é uma reação a um parecer técnico da pasta de Frias, que barrou o acesso a recursos públicos a um festival de jazz na Bahia —o documento, carregado de frases religiosas, apontava uma postagem de 2020 em que o evento de música se definia como antifascis­ta como um dos motivos para o parecer negativo.

Os parlamenta­res de PT, PC do B, PSOL, PSB e PDT que assinam o texto também pedem a apuração de “violação aos princípios da impessoali­dade, com desvio de finalidade e advocacia administra­tiva” na destinação dos recursos da Lei Rouanet”.

Após repercussã­o nas redes, Mario Frias ameaçou entrar na Justiça contra o influencia­dor digital Felipe Neto, além dos jornalista­s Bob Fernandes e Fabiana Moraes, que fizeram críticas à condução da política cultural pela gestão do ator.

“Mario Frias, eu não te acho otário não. Eu te acho um admirador lambe-botas de genocida e conivente com o genocídio praticado pelo seu mestre”, postou Felipe Neto.

“Vai ter que provar na Justiça as acusações”, respondeu o secretário no Twitter. Ele também respondeu a Moraes, que o chamou de otário, e a Fernandes, que o chamou de fascista nas redes sociais.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil