Folha de S.Paulo

PÉ NA ESTRADA

-

Um grupo de sete deputados federais e cinco deputados estaduais, todos do PT e eleitos por São Paulo, enviou uma representa­ção à Procurador­ia-Geral Eleitoral pedindo a apuração dos custos das motociatas realizadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

gasolina

Os parlamenta­res afirmam que os eventos, que já passaram por cidades como Chapecó, São Paulo, Rio de Janeiro e, no último sábado (10), Porto Alegre, possuem viés eleitoreir­o e antecipam a campanha de 2022 —prática que é vedada pela legislação.

comício

“A estrutura é típica de campanha, com a organizaçã­o dos atos, convocação em redes sociais para os mesmos e o uso de equipament­os de som, trio elétricos, palanques e elevações em destaque para que ocorram as manifestaç­ões de Bolsonaro e seus apoiadores”, afirmam na ação, que é endereçada ao procurador­geral Eleitoral, Augusto Aras.

palanque

Entre os signatário­s estão deputados como Rui Falcão, Paulo Teixeira, Alexandre Padilha, Professora Bebel e José Américo, além do presidente do PT no estado de São Paulo, Luiz Marinho.

assinatura

Os parlamenta­res são representa­dos pelos advogados do grupo Prerrogati­vas, liderados por Hélio Freitas de Carvalho da Silveira e Marco Aurélio de Carvalho.

escolhido

O presidente da OAB, Felipe Santa Cruz, classifico­u como vergonhosa o que chamou de “exploração da religião” por parte do ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), André Mendonça, indicado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para o STF (Supremo Tribunal Federal).

bênção

“Agradeço a Deus pela vida e por essa possibilid­ade de servir meu país; [...] aos líderes evangélico­s, parlamenta­res, amigos e todos que têm me apoiado”, postou Mendonça nas redes sociais na terça (13), após publicação da indicação.

heresia

“Quem agradece a líderes religiosos por sua indicação não merece ser nomeado”, afirma Santa Cruz. “É uma vergonha a exploração da religião para ser ministro do STF.”

freio...

A diretoria da Ancine (Agência Nacional do Cinema) indeferiu um projeto de filme sobre a vida e trajetória do expresiden­te Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Intitulada “Presidente Improvável”, a obra é da produtora Giro Filmes e já havia sido aprovada em 2018 pela agência.

... de mão

O órgão justifica que o projeto “dá margem a inegável promoção da imagem pessoal do ex-presidente da república homenagead­o no documentár­io, com o notório aproveitam­ento político, às custas dos cofres públicos”.

censura

“A decisão é flagrante censurada An cine ao tema, em tentativa de impedir o registro de nossa história”, diz Cris Olivieri, advogada consultora para arte e cultura. A Ancine diz que a decisão foi tomada por doisdi retores eques erá submetidaà­próx ima reunião da diretoria colegiada, “podendo ser ratificada ou retificada”.

à frente

A União Nacional dos Estudantes (UNE) deverá eleger como presidente pela primeira vez em sua história uma mulher negra. Nascida em Manaus, Bruna Brelaz, 26, é estudante da Faculdade Autônoma de Direito, em São Paulo, e candidata pelo movimento Contra-Atacar.

frente 2

Bruna será a segunda pessoa negra a presidir a entidade —Orlando Silva esteve à frente da UNE em 1995. Ela afirma que isso é “muito simbólico” e que a UNE constrói um “caminho histórico” para falar ainda mais sobre negros, mulheres e indígenas.

cordão

“Queremos fazer essa conexão entre sociedade e universida­de. Nesse momento de pandemia, vimos que nunca se precisou tanto da ciência”, diz. A estudante também será a primeira nortista a comandar a entidade. O Congresso da UNE será realizado virtualmen­te entre 14 e 18 de julho.

vida

O jornalista Camilo Vannuchi lançará no dia 19 o livro “Margarida, Coragem e Esperança: Os Direitos Humanos na Trajetória de Margarida Genevois”. Aos 98 anos, a presidente honorária da Comissão Arns dividiu arquivos e memórias desde o período da infância.

live

A obra será lançada em live com o escritor Frei Betto, a cientista política Maria Victoria Benevides, o advogado Marco Antônio Rodrigues Barbosa e o consultor André Liberali.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil