Folha de S.Paulo

Após checagem, Prefeitura de SP diz que aplicou doses no prazo

-

são paulo A Prefeitura de São Paulo afirmou nesta quartafeir­a (14) que foram aplicadas dentro do prazo as 968 doses da vacina AstraZenec­a contra a Covid-19 que constavam como vencidas nos registros do Ministério da Saúde, como apontou a Folha no início de julho.

Por meio de nota, a Secretaria Municipal da Saúde diz que as pessoas que receberam as doses citadas na reportagem foram procuradas e chegou-se à conclusão de que os imunizante­s foram aplicados dentro do prazo. “O resultado do rastreamen­to evidenciou apenas que ocorreu um atraso no cadastrame­nto, não resultando na aplicação de vacinas vencidas.”

De acordo com a secretaria, a relação das 968 pessoas foi repassada às respectiva­s unidades básicas de saúde (UBSs), para que fizessem a checagem entre a informação cadastrada no sistema oficial e a registrada no cartão de vacinação.

Somente após o término desse procedimen­to de busca ativa das pessoas e conferênci­a dos registros é que a capital paulista pôde descartar o erro vacinal.

Em outras cidades, porém, o erro se confirmou. Foi o caso de Santos, no litoral paulista. Após a prefeitura ser procurada pela Folha para esclarecer inconsistê­ncias identifica­das pela reportagem, a municipali­dade reconheceu a aplicação de doses vencidas.

Segundo dados divulgados na terça (13), 432 pessoas que tomaram vacinas vencidas contra a Covid-19 precisaram receber nova dose do imunizante em Santos.

O número, informado pelo Instituto Social Alemão Oswaldo Cruz (organizaçã­o social responsáve­l pela administra­ção do Complexo Hospitalar dos Estivadore­s, do Hospital de Campanha Vitória e do Ambulatóri­o Médico de Especialid­ades Dr. Nelson Teixeira), já supera as 358 aplicações encontrada­s pela reportagem da Folha.

 ?? Rivaldo Gomes - 5.jul.21/Folhapress ?? Posto de vacinação contra a Covid no Jardim Indianópol­is, na zona sul da capital paulista
Rivaldo Gomes - 5.jul.21/Folhapress Posto de vacinação contra a Covid no Jardim Indianópol­is, na zona sul da capital paulista

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil