Folha de S.Paulo

Incentivou a educação e a solidaried­ade familiar

VILMA CANTON (1929-2021)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br JOSE MEICHES Aos 95, casado com Olga. Segunda (18/10). Cemitério Israelita do Butantã, Jd. Educandári­o, São Paulo (SP)

são paulo Na vida de Vilma Canton, as brincadeir­as da infância deram lugar ao trabalho na roça, onde viveu até os 65 anos.

Os pais de Vilma eram filhos de imigrantes italianos. Natural de Serafina Corrêa (RS), ela perdeu a mãe aos cinco anos e, junto aos quatro irmãos, foi criada pelo pai e pela madrasta.

Aos 21 anos, casou-se e teve nove filhos. Mesmo acostumada a dificuldad­es, Vilma vislumbrou outro cenário aos filhos e tornou-se uma incentivad­ora de boas práticas e da educação. Fez questão de que todos estudassem e construíss­em um futuro diferente.

Astuta, inteligent­e, perspicaz e curiosa, embora não tenha se aprofundad­o nos estudos, Vilma conversava sobre todos os assuntos. “Gostava de falar sobre política e medicina”, conta o comerciant­e José Paulo Canton, 58, um dos filhos.

Na mesma Serafina Corrêa, dos 65 aos 85 anos trocou o campo pelo asfalto da cidade, e, ao enviuvar, mudou-se para Rio Claro (a 173 km de São Paulo).

Além do talento para conversar sobre assuntos diversos, Vilma relacionav­a-se bem com as pessoas. “Ela tinha tudo para ser uma líder”, diz José.

De quebra, era exímia como cozinheira —imbatível no pão e na polenta— e como contadora de causos. Gostava de relatar aos filhos as histórias de sua infância, uma forma de emoldurar as cenas vivenciada­s no passado.

Católica praticante, frequentou a missa até quando sua saúde permitiu. Vilma rezava o terço, principalm­ente em momentos de aflição sua ou dos filhos.

A eles deixou a marca da resiliênci­a e os ensinou a serem unidos e solidários uns com os outros.

Nos últimos meses, para melhor cuidado, Vilma viveu numa clínica de repouso. Morreu dia 9 de outubro, aos 91 anos, após uma parada cardiorres­piratória. Deixou sete filhos vivos dos nove que teve, 12 netos e seis bisnetos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil