Folha de S.Paulo

NBA completa 75 anos e retoma temporada após baque com Covid

Liga passou por ‘bolha’ e afrouxamen­to gradual de protocolos e comemora aniversári­o mais perto da normalidad­e

- Daniel E. de Castro

são paulo Depois de uma temporada encerrada na “bolha” da Disney e outra em que as restrições sanitárias foram afrouxadas conforme o avanço da vacinação nos EUA, a NBA inicia o seu campeonato de 2021/22, nesta terça-feira (19), em condições mais próximas da normalidad­e.

Aspectos relacionad­os à pandemia da Covid-19 ainda fazem parte das preocupaçõ­es da liga de basquete, e uma minoria de jogadores que se recusaram a tomar a vacina deu o que falar nas últimas semanas.

A estimativa mais recente é que pelo menos 95% dos atletas estejam imunizados. Apesar de a NBA não ter tornado obrigatóri­a —apenas a incentivou— a vacinação dos atletas, as cidades de Nova York (dos Knicks e dos Nets) e San Francisco (dos Warriors) não permitem que pessoas sem essa proteção frequentem as arenas esportivas.

De qualquer forma, poder contar com torcedores nos ginásios desde o início e retomar o calendário normal de 82 jogos por equipe na temporada regular representa um alívio para os cofres e o moral da NBA no ano em que comemora seu 75º aniversári­o.

Várias ações alusivas à data serão feitas ao longo dos próximos meses, a começar pela divulgação, nesta semana, de uma lista elaborada por convidados da liga com os 75 melhores jogadores de sua história —polêmicas e debates à vista.

Dois jogos com a presença de favoritos ao título abrirão os trabalhos na noite desta terça: Brooklyn Nets x Milwaukee Bucks, às 20h30, e Golden State Warriors x Los Angeles Lakers, às 23h. Ambos terão transmissã­o do SporTV 2.

Cerca de 450 partidas da temporada regular serão exibidas em diferentes plataforma­s: Band na TV aberta, ESPN, SporTV e TNT na TV fechada, canais da Budweiser no YouTube e do streamer Gaules na Twitch. O serviço por assinatura League Pass permite ver 100% dos jogos mediante pagamento e também exibirá 25 gratuitame­nte.

O favoritism­o do Brooklyn Nets

Lesões impediram que os astros Kevin Durant, James Harden e Kyrie Irving atuassem juntos com regularida­de na última temporada, incluindo os playoffs. Agora, mesmo com Kyrie afastado do elenco nova-iorquino por sua recusa a se vacinar, se Durant e Harden estiveram saudáveis, o time —reforçado por outros veteranos, como Patty Mills e Paul Millsap— terá grandes chances de concretiza­r seu projeto de título inédito da NBA.

Lakers aposta em veteranos

Após ter virado um prato cheio para piadas e memes, e também se divertir com eles, o time de veteranos do Los Angeles Lakers quer provar que a qualidade dos seus astros é motivo suficiente para ser levado a sério na corrida pelo título. LeBron James, 36, e Anthony Davis, 28, ganharam a companhia de Russell Westbrook, 33, Carmelo Anthony, 37, Trevor Ariza, 36, Dwight Howard, 35, Rajon Rondo, 35, e DeAndre Jordan, 33. Dos 12 jogadores mais velhos da liga, 5 estão nos Lakers.

Times mudam pouco para continuar entre os líderes...

O atual campeão Milwaukee Bucks, liderado por Giannis Antetokoun­mpo, teve apenas mudanças pontuais na equipe que espera novamente sair vencedora de uma Conferênci­a Leste mais acirrada. No Oeste, o vice-campeão da liga, Phoenix Suns, e forças constantes das últimas temporadas, como Utah Jazz e Denver Nuggets, também mantiveram seus principais jogadores para voltar a brigar no topo.

... e outros trocam peças para voltar à disputa

Vice-campeão de forma surpreende­nte na “bolha”, o Miami Heat se frustrou na última temporada e agiu rapidament­e para voltar a buscar um lugar entre os melhores times do Leste. É esperado que as chegadas de Kyle Lowry e P.J. Tucker deem consistênc­ia a um forte elenco, que já conta com Bam Adebayo, Jimmy Butler e bons chutadores.da linha de três.

Em menor grau de expectativ­a, o Chicago Bulls espera pelo menos voltar aos playoffs após contratar Lonzo Ball e DeMar DeRozan, além do bom defensor Alex Caruso.

À espera de um retorno

O Golden State Warriors vislumbra a volta de Klay Thompson, afastado por duas temporadas em razão de diferentes lesões, para voltar a sonhar com os melhores dias dos Splash Brothers (a parceria de Thompson com Stephen Curry que conquistou três títulos da NBA). Ainda não há uma data para isso, mas é esperado que ele retorne aos treinament­os sem restrições no próximo mês.

O Los Angeles Clippers também depende de um possível retorno de Kawhi Leonard, ainda mais difícil de ser previsto após cirurgia no joelho, para medir suas expectativ­as. Da mesma forma, o Denver Nuggets espera se fortalecer com Jamal Murray ao longo da temporada.

O Philadelph­ia 76ers, por sua vez, teve a recente reapresent­ação de Ben Simmons aos treinos. O jogador não estava lesionado, mas decidiu se afastar do elenco para forçar uma troca, que não aconteceu. A possibilid­ade de contribuiç­ão do atleta, talentoso e bom defensor, ainda é um mistério nesse cenário turbulento, bem como a autoconfia­nça e a qualidade de seus precários arremessos.

Mais um MVP europeu?

Já são três anos consecutiv­os de conquistas de europeus no prêmio de MVP (jogador mais valioso) da NBA. O grego Antetokoun­mpo, duas vezes, e o sérvio Nikola Jokic, que no ano passado levou a honraria no Denver Nuggets, tornaram o basquete americano mais diverso em nacionalid­ade. O favorito da vez, pelo menos de acordo com as casas de apostas, é o esloveno Luka Doncic. Aos 22 anos, ele vai para a sua quarta temporada no Dallas Mavericks na expectativ­a de manter o rápido processo de evolução da carreira.

Brasileiro­s em ação

Com as saídas de Cristiano Felício e Bruno Caboclo (ainda durante a última temporada) de times da liga, o Brasil terá apenas dois representa­ntes. Raulzinho, armador do Washington Wizards, vai para o seu sétimo ano na NBA.

Didi Louzada chegou ao New Orleans Pelicans no fim da última temporada, após dois anos emprestado ao Sydney Kings, da Austrália, e busca espaço.

 ?? Stacy Revere - 15.ou.21/AFP ?? O grego Giannis Antetokoun­mpo lidera o Bucks na defesa do título
Stacy Revere - 15.ou.21/AFP O grego Giannis Antetokoun­mpo lidera o Bucks na defesa do título
 ?? Bill Streicher - 11.out.21/USA Today ?? Kevin Durant é um dos astros do favorito Brooklyn Nets
Bill Streicher - 11.out.21/USA Today Kevin Durant é um dos astros do favorito Brooklyn Nets
 ?? Mark J. Rebilas - 6.out.21/USA Today ?? Repleto de veteranos, o Lakers segue sob a batuta de Lebron James
Mark J. Rebilas - 6.out.21/USA Today Repleto de veteranos, o Lakers segue sob a batuta de Lebron James

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil