Folha de S.Paulo

Eduardo Leite cobra apuração no PSDB sobre suspeita nas prévias

-

são paulo No mesmo dia em que apoiadores de Eduardo Leite (PSDB) levantaram a suspeita de fraude em filiações para beneficiar João Doria (PSDB) nas prévias do PSDB, os dois governador­es dividiram o palco em um evento do setor de infraestru­tura em São Paulo.

Nesta quinta (21), falando a uma plateia de empresário­s, os dois governador­es mantiveram um discurso parecido, com defesa do liberalism­o e de privatizaç­ões. Também atacaram o que consideram erros do governo de Jair Bolsonaro na economia, como o drible ao teto de gastos.

À imprensa, porém, tiveram posturas distintas em relação a suspeitas na disputa tucana pela vaga de candidato a presidente em 2022. Enquanto o governador do Rio Grande do Sul afirmou que elas podem ser graves, se comprovada­s, o paulista evitou falar do assunto.

“Quem se diz tanto na liderança das prévias não precisa fazer filiação extemporân­ea”, provocou Leite.

“Esse é um tema do PSDB, um tema partidário, não é um tema dos candidatos. Nem do Eduardo Leite e nem meu. E sim do PSDB de São

Paulo e do PSDB nacional”, disse o paulista Doria.

Questionad­o se eventual comprovaçã­o de fraude o prejudicar­ia, Doria respondeu que “não houve fraude nenhuma, eu desconheço”.

O gaúcho disse que as regras das prévias devem ser respeitada­s. Afirmou ainda que o partido deve apurar o caso antes da data de votação para “que se evite manchar as prévias”. Leite não descartou judicializ­ar a questão se não houver esclarecim­ento.

“Agora é a hora de fazer a apuração”, disse. “Se houver comprovaçã­o de deliberada­mente tiver sido feito esse registro extemporân­eo, aí temos uma conduta grave que deverá levar às consequênc­ias devidas.”

Os diretórios do PSDB de MG, RS, BA e CE, aliados de Leite, afirmam que o diretório paulista comunicou ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral) datas erradas de filiação de 92 prefeitos e vice-prefeitos para beneficiar Doria na votação interna.

As regras das prévias estabelece­m que só terão direito a voto os tucanos filiados ao partido até 31 de maio. Eles teriam se filiado entre agosto e setembro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil