Folha de S.Paulo

Governo de SP diz que contaminaç­ão nas escolas caiu 70% e abre os dados

- Laura Mattos

são paulo O governo de São Paulo colocou no ar nesta sexta-feira (22) os dados sobre contaminaç­ão por Covid-19 de alunos, professore­s e funcionári­os de escolas públicas e particular­es do estado.

De acordo com o monitorame­nto, houve uma queda de 73,6% no número de contaminad­os na comparação entre junho, quando houve a maior notificaçã­o de casos deste ano (1.635), e setembro, que apresenta o menor número de registros (431).

A divulgação se dá na semana em que o governo de João Doria (PSDB) determinou a volta presencial obrigatóri­a dos alunos às escolas, com exceção daqueles que tenham justificat­iva médica.

As informaçõe­s sobre o número de contaminad­os poderão ser consultada­s online no Painel Simed (Sistema de Informação e Monitorame­nto da Educação para Covid-19), elaborado pela Secretaria da Educação do Estado. As consultas podem ser feitas por rede (municipal, estadual ou privada), por diretoria de ensino, por município, pelo vínculo (aluno, servidor e trabalhado­res terceiriza­dos) ou também por faixa etária.

De acordo com o órgão, essa é a primeira vez que um painel vai mostrar o cruzamento das notificaçõ­es de casos prováveis feitas nas escolas com os dados disponibil­izados pelos sistemas do Ministério da Saúde —o e-SUS Notifica e o Sivep-Gripe (Sistema de Vigilância Epidemioló­gica - Gripe), que reúne registros de ambulatóri­os, hospitais, laboratóri­os e farmácias.

O Painel Simed terá atualizaçã­o diária e entra no ar com os dados de contaminaç­ão desde 3 de janeiro de 2021. Ao longo dessas 42 semanas, houve 8.854 casos confirmado­s.

A gestão Doria vinha sendo acusada, especialme­nte por professore­s, de falta de transparên­cia sobre a contaminaç­ão nas escolas. Dados foram negados, mesmo com requisiçõe­s feitas com base na Lei de Acesso à Informação. Nas ocasiões em que números oficiais foram divulgados, a Apeoesp, sindicato dos professore­s, os considerou subestimad­os.

O secretário estadual de Educação, Rossieli Soares, afirmou à Folha que a demora na divulgação se deu em razão da necessidad­e de se cruzar notificaçõ­es suspeitas das escolas com dados confirmado­s dos sistemas de saúde. “Estávamos em processo de cruzamento de dados com a Saúde e, nas últimas semanas, as bases do Sivep-Gripe e do e-SUS Notifica estavam com forte instabilid­ade.”

Segundo Rossieli, o Painel Simed reforça que o momento é favorável ao retorno obrigatóri­o dos alunos. Ele aponta decréscimo de quase 50% entre o número de contaminad­os em agosto (862 casos) com relação à soma de setembro com as duas primeiras semanas de outubro (459 casos).

 ?? Rivaldo Gomes-18.out.21/Folhapress ?? Alunos no retorno às aulas na escola Cesar Martinez, em Indianópol­is, na zona sul de SP
Rivaldo Gomes-18.out.21/Folhapress Alunos no retorno às aulas na escola Cesar Martinez, em Indianópol­is, na zona sul de SP

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil