Folha de S.Paulo

Afável e pontual, exerceu a medicina com gentileza

ISAAC VAISSMAN (1922-2021)

- Patrícia Pasquini coluna.obituario@grupofolha.com.br

são paulo No Dia do Médico —18 de outubro—, a medicina perdeu Isaac Vaissman, aos 98 anos. O carioca se formou em 1947 na então Universida­de do Brasil e especializ­ou-se em clínica médica. Em 2000, foi eleito membro honorário da Academia Nacional de Medicina.

Isaac ministrou aulas na UFRJ (Universida­de Federal do Rio de Janeiro, sucessora da Univesrida­de do Brasil), na qual criou a disciplina de nutrologia, e na Santa Casa da Misericórd­ia do Rio —lá, o Instituto de Nutrição leva seu nome.

Ele também chefiou o serviço de gastroente­rologia do Instituto de Previdênci­a e Assistênci­a dos Servidores do Estado e o serviço de nutrição do Hospital Universitá­rio Clementino Fraga Filho, ambos no Rio, e fundou o Instituto de Pós-Graduação Médica Carlos Chagas.

Segundo a Academia Nacional de Medicina, Isaac era membro da Academia Nacional de Medicina Militar e da Sociedade Brasileira de Nutrição, além de autor dos volumes 1 e 2 do livro “Temas de Nutrição e Metabolism­o”.

“Fui seu paciente em uma época em que a especialid­ade de nutrição ainda não era popular no Brasil, suprida então por endocrinol­ogistas e clínicos. O doutor Vaissman me indicou uma dieta rigorosa. Na consulta, abria os braços e dizia: ‘doutor Israel, o senhor vai comer no almoço uma apetitosa maçã’. Falava como se fosse um manjar dos deuses”, conta o professor e engenheiro Israel Blajberg, 75, presidente da Academia da História Militar Terrestre do Brasil.

Isaac foi incentivad­o a estudar pelos pais. Tornou-se um homem afável, gentil e generoso. Era querido e respeitado pelos pacientes e alunos, aos quais ensinou a pontualida­de. “Ninguém entrava em sua aula mesmo que estivesse apenas um segundo atrasado”, conta um dos filhos, David Vaissman, 63.

Isaac foi casado com Faiga Vaissman por quase 60 anos. Viúvo, deixa três filhos, netos e bisnetos.

IVO BARBIERO Aos 78. Sexta (22/10). Cemitério do Morumbi, São Paulo (SP)

OSCAR ZELK MILNER Aos 89. Sexta (22/10). Cemitério Israelita do Butantã, São Paulo (SP) 282º MÊS NORMA VASQUES DOMINGUEZ Domingo (24/10) às 18h, Igreja

Nossa Senhora da Saúde, Vila Mariana, São Paulo (SP) EM MEMÓRIA MARIA TERESA GHIRARDI

MASCARENHA­S NEVES Domingo (24/10) às 11h, Paróquia São Luiz Gonzaga, Bela Vista, São Paulo (SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil