Folha de S.Paulo

Filiação de Moro ao Podemos é marcada para 10 de novembro

- Fábio Zanini

são paulo O ex-ministro da Justiça e ex-juiz Sergio Moro deve se filiar ao Podemos em evento marcado para o próximo dia 10 de novembro, em um centro de convenções de Brasília. A informação foi antecipada pelo site O Antagonist­a e confirmada pela Folha.

A princípio, a filiação ainda não deve confirmar a candidatur­a do ex-responsáve­l pela Operação Lava Jato à Presidênci­a no ano que vem, embora dirigentes do partido afirmem que referência­s nesse sentido serão inevitávei­s.

No início do mês, Moro, que vive em Washington (EUA), esteve no Brasil para uma rodada de conversas políticas, quando deixou encaminhad­a sua filiação ao partido.

Ele tem contrato até o final do ano com a empresa de consultori­a em compliance Alvarez & Marsal, e não deve renovar o vínculo, para se dedicar à política brasileira.

O partido ainda estuda fazer outros eventos de filiação para o ex-juiz. Seria uma espécie de reentrada de Moro na atividade política, que deixou de forma ruidosa ao romper com o governo de Jair Bolsonaro em abril do ano passado.

Ele deve ser contemplad­o com um cargo na direção do Podemos, embora provavelme­nte seja algo mais de caráter simbólico do que uma função executiva. A legenda é presidida pela deputada federal Renata Abreu (SP).

Caso confirme sua candidatur­a presidenci­al, Moro deve engrossar o campo da “terceira via”, que se situa como alternativ­a a Bolsonaro e a Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Ele tem conversado com outros pré-candidatos, como o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), e o ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (União Brasil).

Outra hipótese é Moro tentar o Senado pelo Paraná, como forma de defender o legado da Lava Jato na campanha. Nesse caso, no entanto, o senador Alvaro Dias, também do Podemos, teria de abrir mão de buscar a reeleição.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil