Folha de S.Paulo

Conexão América

-

Bruno Boghossian

A Polícia Federal mapeou conexões do bolsonaris­ta Allan dos Santos nos EUA. Num pedido de prisão, investigad­ores apontaram que ele manteve contato com Owen Shroyer, que participou da invasão do Capitólio em janeiro, quando golpistas tentaram melar a eleição americana num ataque que provocou cinco mortes.

A ligação entre os dois não foi citada por acaso. Shroyer é apresentad­or do Infowars, canal de ultradirei­ta que divulga teorias da conspiraçã­o e deu palanque livre para as acusações falsas de fraude que Donald Trump repetia para inflamar seus apoiadores após perder a eleição. No Brasil, o roteiro pode se repetir no ano que vem, com apoio externo.

Os bolsonaris­tas que ainda sonham com uma manobra para contestar o resultado da próxima eleição presidenci­al se inspiravam na estratégia trumpista. Mas há cada vez mais evidências de que está em desenvolvi­mento uma conexão operaciona­l e financeira entre brasileiro­s e golpistas americanos.

Steve Bannon, ex-extrategis­ta de Trump, se tornou uma espécie de conselheir­o de Eduardo Bolsonaro. O americano já disse que a disputa brasileira é “a segunda mais importante do mundo” e considera a reeleição do presidente uma plataforma para reerguer um bloco internacio­nal de extrema direita. Sua especialid­ade é a desinforma­ção política.

A um ano da eleição, os bolsonaris­tas estreitam laços e buscam apoio operaciona­l de redes sociais de direita que podem distribuir conteúdo radical, fora do alcance da Justiça brasileira. Eduardo se aproximou de Jason Miller, ex-porta-voz de Trump que fundou a Gettr, e o deputado Luiz Philippe de Orleans e Bragança se tornou o diretor financeiro da Truth Social, plataforma lançada pelo expresiden­te americano.

Ainda que Jair Bolsonaro tenha interrompi­do a campanha de ataque às urnas para evitar uma punição dos tribunais, ninguém duvida que o presidente e sua base vão tentar tumultuar a campanha e contestar o resultado da corrida de 2022 com o apoio dessa rede internacio­nal.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil