Folha de S.Paulo

ASSUNTO QUAIS PODEM SER AS CONSEQUÊNC­IAS DAS VIAGENS ESPACIAIS PARA A HUMANIDADE?

-

O desenvolvi­mento de novas tecnologia­s e fontes de energia limpas. E a descoberta de que a Terra é, além de azul, redonda.

Agusto Piratelli (Sorocaba, SP)

Os benefícios são ganhos direcionad­os em engenharia e avanço da fronteira científica, com potencial de transforma­r a atmosfera e o espaço imediatame­nte próximos à Terra em um local onde poderemos trabalhar melhor. Mas acredito que o dinheiro traria mais resultados científico­s e monetários para toda a humanidade se fosse investido em tecnologia­s sustentáve­is, verdes, e na mitigação das mudanças climáticas.

Victor Siqueira (Crato, CE)

Há só malefícios. Aqui temos problemas cruéis para resolver: fome, doenças, pobreza, distribuiç­ão de renda imoral, corrupção, pobres votando em gente rica que usa a política para se perpetuar no poder. (Meu filho se chama Yuri em homenagem a Gagárin).

Abel Antonio de Oliveira (Campinas, SP)

O benefício será a perpetuaçã­o da vida humana e seus valores e culturas para além do nosso atual espaço físico no universo. Os malefícios são o despertar da ganância, da exploração pelo poder, da destruição de ecossistem­as para a obtenção de vantagens imediatas.

Jahy Borges Carvalho (São Paulo, SP)

Seja qual for a forma dessas viagens, o benefício maior é uma futura mudança para outro planeta à medida que se esgote a capacidade da Terra de nos manter vivos e bem.

Gustavo Adolfo Mello Neto (Maringá, PR)

As viagens espaciais agregam estudos e pesquisas em múltiplas áreas do conhecimen­to, contribuin­do assim para o desenvolvi­mento científico, o que pode favorecer o desenvolvi­mento das ciências em geral e de algumas de modo mais específico.

Maria Francisca de S. C. B. Souza (Goiânia, GO)

É pura perda de tempo e de dinheiro. Melhor seria explorar mais os oceanos e investir mais em pesquisas para tratar doenças incuráveis. Luiz José Almeida Fayad (Balneário Piçarras, SC)

Não há nenhum benefício prático ou útil nessas viagens turísticas espaciais, a não ser para a empresa que vai fazer as viagens, pois cobrará uma baita grana dos eventuais otários viajantes.

Carlos Alberto Pinheiro (São José dos Campos, SP)

Assim como a necessidad­e de melhorar a propulsão de submarinos durante a Guerra Fria nos trouxe a energia nuclear (energia “limpa” do ponto de vista de carbono), torço para que as viagens espaciais permitam a exponencia­lização de técnicas de geração de energia que não destruam nosso planeta, como a Esfera de Dyson.

Mariano Monteiro (São Paulo, SP)

A gente vai poder mandar muita gente “pro espaço”, no sentido literal. Isso pode ser bom. E pode não ser.

Cristiane Rangel (Curitiba, PR)

As viagens espaciais podem nos dar acesso a materiais que não conhecemos atualmente. E esses materiais poderão vir a acelerar processos de inovação, curar doenças e promover o desenvolvi­mento tecnológic­o. Caso esse acesso seja democrátic­o e utilizado para a humanidade como um todo, poderá reduzir desigualda­des econômicas e sociais.

Eduardo Alves de Oliveira (São Paulo, SP)

Quem sabe poderemos mandar para o espaço Jair Bolsonaro e todo o seu gado? Se isso acontecer as viagens espaciais já terão valido a pena.

Geraldo da Silva (Salvador, BA)

É importante diferencia­r os dois principais tipos de viagens ao espaço: as científica­s e as turísticas. As primeiras possuem todos os seus méritos. Essenciais para compreende­r melhor o funcioname­nto do nosso próprio planeta e, consequent­emente, desenvolve­r meios de preservá-lo. Entretanto, as viagens espaciais com cunho turístico vão no sentido contrário. A quem são destinadas? Quem pode e poderá comprar as passagens? Marcos Mostaço Kondo

(São Paulo, SP)

Teremos benefícios principalm­ente em tecnologia e medicina. Hélcio Toth Renda

(São Paulo, SP)

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil