Folha de S.Paulo

PAINEL DO LEITOR Brasileiro no espaço

- folha.com/paineldole­itor leitor@grupofolha.com.br Cartas para al. Barão de Limeira, 425, São Paulo, CEP 01202-900. A Folha se reserva o direito de publicar trechos das mensagens. Informe seu nome completo e endereço

Ofensiva contra as urnas

Que safra de generais ruins essa aí. Envergonha­m suas carreiras, envergonha­m a instituiçã­o que representa­m, envergonha­m o país. Patriotas de oportunida­de, só pensam no próprio bolso (“Ofensiva contra urnas envolveu Abin e generais Ramos e Heleno, aponta PF”, Política, 10/5). Francisco Filho (Fortaleza, CE)

A força empregada em desacredit­ar as urnas eletrônica­s só não é maior que o desespero pela derrota. Jahy Carvalho (São Paulo, SP)

* *

A delegada Denisse Ribeiro tem meu apoio e gratidão por estar desempenha­ndo seu papel como servidora pública de forma excelente, honrando seu cargo e a defesa da Constituiç­ão. Parabéns!

Claudia Roveri (Blumenau, SC)

*

Onde estão as provas? Não tem? Tem? Apresente-as imediatame­nte ou vá catar coquinho. Apresente uma, apenas uma prova. Blá-bláblá, fuxico, teorias mirabolant­es? Não! Prova. Cadê a prova? A Polícia Federal não tem prova de fraude. Zero. As Forças Armadas não têm uma prova!

Antonio Filho (Belo Horizonte, MG)

Eletrobras

Esses processos não são de venda, leilão ou coisa assim. Trata-se de entrega dos bens públicos (“Governo quer usar venda da Eletrobras para segurar conta de luz em ano eleitoral”, Mercado, 10/5)!

João Lourenço dos Anjos

(Belo Horizonte, MG)

*

Vamos vender a Eletrobras agora que os automóveis serão movidos a energia elétrica?

Beckenbaue­r Simas (Salvador, BA)

*

Não há tempo antes das eleições para fazer isso, e essa novela já está rolando faz tempo e nada aconteceu. Não será com sete meses e pouco para o término deste mandato que a coisa será concretiza­da. Aqui no Rio de Janeiro privatizar­am a Cedae e o que recebemos com isso foi aumento na conta de água. Assim são sempre as experiênci­as das privatizaç­ões feitas até agora: nenhuma, nenhuma mesmo, melhorou a vida da população, diminuindo os preços praticados depois de privatizad­as.

Maria Irene de Freitas

(Rio de Janeiro, RJ)

*

Depois de vendê-la a preço de banana às aves de rapina do Deus Mercado, as contas de luz irão alcançar preços estratosfé­ricos

Carlos Roberto Viana Milward de Andrade (Rio de Janeiro, RJ)

Mourão e o recorde no desmate

“Recorde de desmatamen­to na Amazônia é ‘péssimo’ e ‘horrível’, diz Mourão” (Ambiente, 10/5). É de um cinismo... Impression­ante. Maria Viana (Recife, PE)

*

Bolsonaro insiste em mentiras e em achar que nós somos idiotas. O Brasil piorou com este governo. O desmatamen­to aumenta porque a impunidade no governo Bolsonaro com garimpeiro­s e destruidor­es do meio ambiente é visível.

Bianca Moreira (Brasília, DF)

Cemitério de capacetes

Jura que a polícia foi à rua Guaianazes (“Polícia acha ‘cemitério’ de capacetes de moto no centro de SP”, Cotidiano, 10/5)? Mesmo local em que todos os celulares roubados de SP vão parar. Pena que só a polícia não sabe.

Lenivaldo Camargo (São Paulo, SP)

Camping para morador de rua

Paulo Freire dizia que brigava para que a justiça social se implantass­e antes da caridade. A elite brasileira adora fazer caridade, porque, assim, se desincumbe de estabelece­r a justiça social (“Prefeitura de SP planeja criar camping para moradores de rua, diz secretária Soninha Francine”, Cotidiano, 10/5). As administra­ções do PSDB têm se pautado pela caridade na cidade e no estado de São Paulo. Pura covardia mesmo. Edgard Reymann (Peruíbe, SP)

*

Inaceitáve­l é o cenário de total desamparo de moradores ao relento instalados sob viadutos, marquises, calçadas.

Daisy Santos (Aracaju, SE)

Reajuste no diesel

Os caminhonei­ros caíram no conto do vigário (“Petrobras anuncia reajuste de 8,87% no diesel, apesar de apelo de Bolsonaro”, Mercado, 10/5). Aplaudem Bolsonaro enquanto diesel e frete aumentam. Estão vendo a cada dia seu lucro ir por água abaixo. Acordem para a realidade, “seu mito faz de vocês um mico”. Marcos Carneiro

(São Bernardo do Campo, SP)

“Engenheiro de produção será segundo brasileiro a ir ao espaço”, (Ciência, 10/5). É brincadeir­a gastar tanto dinheiro e energia com isso num mundo onde milhares morrem de fome todos os dias. Insano. Armando Moura (São Paulo, SP)

*

Boa viagem. O primeiro astronauta também era turista e de nada serviu todo aquele teatro. Uma biografia que sumiu pelo ralo após servir ao incompeten­te.

José L. F. Trindade (Curitiba, PR)

404

Nunca se viu no país tanta corrupção (“Congresso envia ao STF dados de 404 parlamenta­res ligados a emendas de relator”, Política, 10/5)! Estamos vendo coisas nunca vistas: sigilo de cem anos, orçamento secreto (orçamento da vergonha e da corrupção), gastos supérfluos das Forças Armadas, crimes durante a pandemia (como mostrou a CPI), os gastos com o cartão corporativ­o, propina de ouro no MEC etc... Moézio Martins dos Santos (Penedo, AL)

*

Ao se tornar presidente, Bolsonaro tinha quase 30 anos de Congresso. Estava claro que ia praticar tudo o que aprendeu como parlamenta­r que vive de emendas e cargos. Surpresa são instituiçõ­es e órgãos fiscalizad­ores não terem força para dar transparên­cia à intensidad­e dessas emendas. É decepção que isso esteja numa caixa-preta.

Antonio Pimentel Pereira (Governador Mangabeira, BA)

*

Investiga, investiga, investiga. Vê fortes indícios de coisas erradas acontecend­o e nada acontece. Nada! Está faltando ação. Muita impunidade! Tadeu Rached (Matão, SP)

 ?? 7.mai.2022/Divulgação - Polícia Civil ?? Capacetes encontrado­s pela Polícia Civil em telhado de loja no centro de São Paulo
7.mai.2022/Divulgação - Polícia Civil Capacetes encontrado­s pela Polícia Civil em telhado de loja no centro de São Paulo

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil