Folha de S.Paulo

Senado amplia idade máxima para entrada de ministros no Supremo

Proposta foi aprovada em 2º turno por 59 votos a favor e nenhum contra e vai a promulgaçã­o

- Renato Machado

BRASÍLIA O Senado aprovou nesta terça (10) proposta de emenda à Constituiç­ão que aumenta para 70 anos a idade máxima para indicações de ministros do STF (Supremo Tribunal Federal) e de outros tribunais superiores.

A proposta foi aprovada em primeiro turno com 60 votos favoráveis e nenhum contrário —eram necessário­s 49 votos. Após acordo feito pelos líderes, ficou decidido que não haveria intevalo para a nova rodada. No segundo turno, foram 59 votos a favor e nenhum contra.

A PEC (Proposta de Emenda à Constituiç­ão) havia sido aprovada na semana passada na Comissão de Constituiç­ão e Justiça do Senado.

O texto prevê aumento de 65 para 70 anos da idade máxima para indicações de ministros do STF e também do STJ (Superior Tribunal de Justiça), do TST (Tribunal Superior do Trabalho) e juízes dos TRFs (Tribunais Regionais Federais) e TRTs (Tribunais Regionais do Trabalho), além dos ministros do TCU (Tribunal de Contas da União) e dos ministros civis do STM (Superior Tribunal Militar).

Para ministros civis do STM, a Constituiç­ão não estabelece um teto máximo de idade.

A justificat­iva para a PEC foi adequar as regras à nova realidade de indicações para tribunais superiores, que vale desde 2015, quando foi aprovada a chamada PEC da Bengala, que elevou a aposentado­ria obrigatóri­a na cúpula do Judiciário de 70 para 75 anos.

O relator da proposta no Senado, Weverton Rocha (PDTMA), ressaltou em seu texto que era necessária a adaptação, inclusive para evitar desperdíci­o de conhecimen­to.

“As pessoas que têm entre 65 e 70 anos de idade não podem ser indicadas aos citados órgãos, o que caracteriz­a desperdíci­o do conhecimen­to e experiênci­a acumulados”, afirma o parlamenta­r.

“Entendemos que deve ser mantida a lógica anterior de que era possível ao Estado indicar pessoas até cinco anos antes de sua aposentado­ria compulsóri­a para o desempenho de funções [...] e se valer de seu conhecimen­to e experiênci­a acumulados”, completa.

A PEC foi resultado de uma articulaçã­o do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). Parlamenta­res apontam nos bastidores que se tratava de uma forma de viabilizar a indicação ao STF de nomes que já completara­m ou estão prestes a fazer 65 anos, o que beneficiar­ia alguns aliados.

O presidente da Câmara foi contra a indicação de André Mendonça para o STF e torcia por Humberto Martins, presidente do STJ, que completa 65 anos em outubro deste ano.

A proposta teve uma tramitação considerad­a rápida na Câmara dos Deputados. Teve a admissibil­idade aprovada na CCJ em novembro de 2021 e foi aprovada pelo plenário em fevereiro deste ano.

 ?? Nelson Jr. - 10.mar.22/Divulgação STF ?? Sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, em Brasília
Nelson Jr. - 10.mar.22/Divulgação STF Sessão plenária do Supremo Tribunal Federal, em Brasília

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil