Folha de S.Paulo

Delegados cobram direção da PF sobre ingerência política em AL

- Fabio Serapião

BRASÍLIA Delegados federais de Alagoas decidiram em assembleia desta segunda (9) cobrar uma manifestaç­ão da direção-geral da Polícia Federal sobre o veto a uma troca que resultou na manutenção do atual superinten­dente no cargo.

A decisão foi tomada após a Folha revelar que uma ingerência política sob o governo do presidente Jair Bolsonaro (PL) barrou a tentativa da cúpula do órgão de mudar o atual superinten­dente Sandro Valle Pereira pelo delegado Marcelo Werner.

Valle Pereira chegou a ser comunicado em 24 de março sobre sua substituiç­ão, mas a gestão do atual diretor-geral, Márcio Nunes, desistiu. O recuo, segundo pessoas que acompanham o caso, ocorreu após o ministro da Justiça, Anderson Torres, avisar que a troca havia sido vetada.

Na ata da assembleia da regional alagoana da ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), os delegados manifestam a “quebra de confiança no atual superinten­dente”.

“Subscritor­es do referido documento manifestam a quebra de confiança no atual superinten­dente regional da PF em Alagoas, inclusive decididos a colocar à disposição as respectiva­s chefias, aguardando um posicionam­ento concludent­e da Direção-Geral da PF sobre o caso em análise”, diz o texto.

“Os delegados de PF presentes reafirmam sua posição de não compactuar e não coadunar com qualquer tipo de ingerência política nas investigaç­ões por si presididas, estando sempre atentos e vigilantes para combater e repudiar toda e qualquer ação que porventura possa ser adotada neste sentido.”, diz a nota.

Procurado, o presidente nacional da ADPF, Luciano Leiro, declarou em nota que “repudia de forma veemente qualquer atitude que possa atentar contra a autonomia e prerrogati­vas dos delegados” e que irá tomar as providênci­as para que o episódio seja apurado e esclarecid­o.

Valle Pereira disse à Folha não saber o que aconteceu para ter sido mantido no cargo e que não pediu para ficar, mas que não pode dizer se alguém pediu por ele.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil