Folha de S.Paulo

SURPRESA INGRATA

- mÔNICA BERGAmO monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith

O sentimento no Supremo Tribunal Federal (STF) com militares que hoje integram o Ministério da Defesa é de “decepção total”, de acordo com magistrado que participa do debate sobre o processo de votação no Brasil. Com um histórico de colaboraçã­o antigo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a guinada de representa­ntes das Forças Armadas no tema surpreende­u negativame­nte integrante­s da corte. As críticas têm partido de diversos ministros.

PERFIL

Apesar das investidas do presidente Jair Bolsonaro (PL) contra as urnas eletrônica­s, magistrado­s acreditava­m que os representa­ntes do Ministério da Defesa chamados a integrar a Comissão de Transparên­cia das Eleições, criada no ano passado pela corte, manteriam uma posição colaborati­va e profission­al.

TUMULTO

Em vez disso, os fardados passaram a fazer dezenas de questionam­entos e a tumultuar a discussão, de acordo com a visão de ministros do Supremo e de lideranças do Congresso.

TUMULTO 2

A inclusão das Forças Armadas no assunto inclusive não é nova. Novo seria o comportame­nto agora adotado pelos militares.

MISSÃO

As Forças Armadas participar­am, no passado, da concepção da urna eletrônica, por exemplo. E hoje distribuem as máquinas pelas zonas eleitorais do país todo.

MISSÃO 2

Em 2019, elas foram considerad­as “entidades fiscalizad­oras, legitimada­s a participar das etapas do processo de fiscalizaç­ão” do sistema eletrônico de votação por uma resolução aprovada pelo plenário do Supremo.

BARULHO

A comissão de transparên­cia criada pelo então presidente do TSE Luís Roberto Barroso em 2021 incluiu praticamen­te todas as entidades citadas na resolução de 2019. A única que até agora causou ruído, no entanto, foi a força militar.

TAPETE SUJO

Um dos magistrado­s compara a situação à de uma reunião em que diversas pessoas são convidadas —e uma delas chega inesperada­mente intoxicada e “vomita no tapete”.

TAPETE 2

O absurdo não seria do anfitrião que a convidou (no caso, o TSE), mas sim do convidado que, com um histórico de comportame­nto civilizado, passa a ter atitudes deletérias.

TAPETE 3

As Forças Armadas são uma instituiçã­o de estado e já participav­am das fiscalizaç­ões. O lamentável é parte delas passar a se comportar em linha com Bolsonaro, na visão de ministros da corte.

OFENSA

O Ministério da Defesa nega que esteja atacando o sistema eleitoral. Há duas semanas, quando Barroso elogiou as Forças, mas afirmou que havia uma tentativa de orientá-las a desacredit­ar o processo, a pasta chegou a dizer que estava sendo vítima de uma “ofensa grave”.

PARE

A Associação Brasileira de Juristas pela Democracia acionou a Ordem dos Advogados do Brasil no Paraná pedindo a impugnação do pedido de inscrição do ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos-PR) em seus quadros. A entidade acusa o ex-coordenado­r da operação Lava Jato e pré-candidato a deputado federal de não ter idoneidade moral, o que violaria um dos pré-requisitos para integrar a OAB. Dallagnol não respondeu até a conclusão desta edição.

HUMOR

A série “Harina”, desenvolvi­da pelo Backdoor México, braço internacio­nal do Porta dos Fundos, vai estrear no canal Comedy Central Brasil no próximo dia 19. A trama gira em torno do tenente Harina, a versão mexicana de Peçanha, personagem interpreta­do por Antonio Tabet. A produção foi criada após o grande sucesso da esquete de mesmo nome, disponível no YouTube e que poderá ser vista no Comedy Central Brasil nesta quinta (12).

PAPO

O escritor Steven Johnson vai participar de duas palestras da edição deste ano do Fronteiras do Pensamento, que terá início no mês de junho. Com o tema “Tecnologia­s para a Vida”, o evento terá seis conferênci­as presenciai­s, em São Paulo e em Porto Alegre, e seis em formato virtual.

MERGULHO

A passagem entre a estação de metrô Sumaré a o prédio do Unibes Cultural, em São Paulo, vai ganhar nesta quarta (11) um painel gigante feito com cerca de 1.400 latas de alumínio. A instalação reproduz uma obra do fotógrafo Marcelo Krause, que se notabilizo­u por seu trabalho em Fernando de Noronha, e traz um registro subaquátic­o de uma tartaruga-de-pente. A ação é realizada pela Ball Corporatio­n e pela Unibes Cultural.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil