Folha de S.Paulo

McDonald’s e Renault anunciam saída definitiva da Rússia em razão da guerra

-

NOVA YORK E MOSCOU | AFP O grupo americano de fast food McDonald’s, que fechou seus estabeleci­mentos na Rússia no início de março, anunciou nesta segunda (16) que vai abandonar o país definitiva­mente e venderá todas as suas operações. A decisão é uma reação à invasão na Ucrânia.

A francesa Renault também confirmou que vendeu seus ativos no país para o Estado russo, na primeira nacionaliz­ação significat­iva desde a ofensiva de Moscou na Ucrânia.

“Estamos comprometi­dos com nossa comunidade mundial e devemos permanecer inflexívei­s em nossos valores”, afirmou em nota o presidente-executivo do grupo, Chris Kempczinsk­i. “Respeitar nossos valores significa que não podemos manter o McDonald’s na Rússia.”

A empresa anunciou o fechamento temporário de todos os seus estabeleci­mentos e a suspensão de suas operações no país em 8 de março, seguindo os passos de outras multinacio­nais que tomaram distância de Moscou.

Presente no país há mais de 30 anos, o McDonald’s tem 850 restaurant­es e 62 mil funcionári­os. A Rússia representa­va, até então, 9% do faturament­o total da empresa e 3% de seu lucro operaciona­l.

Em um comunicado, a Renault disse que cedeu sua participaç­ão majoritári­a (67,69%) na AvtoVAZ, o maior fabricante de automóveis Lada na Rússia, para o Instituto Russo de Pesquisa e Desenvolvi­mento de Automóveis e Motores.

Graças à AvtoVAZ, a Rússia foi, no ano passado, o segundo maior mercado do Grupo Renault, atrás da Europa, com cerca de meio milhão de veículos vendidos.

Detalhes financeiro­s não foram divulgados, mas o ministro russo da Indústria e Comércio, Denis Manturov, disse em abril que a Renault planejava vender seus ativos russos por “1 rublo simbólico”.

“Foram assinados acordos sobre a transferên­cia dos ativos russos do Grupo Renault para a Federação Russa e para o governo de Moscou”, disse o ministério em comunicado.

 ?? Natalia Kolesnikov­a/AFP ?? Sósia de Vladimir Lênin em frente a unidade do McDonald’s em Moscou
Natalia Kolesnikov­a/AFP Sósia de Vladimir Lênin em frente a unidade do McDonald’s em Moscou

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil