Folha de S.Paulo

Temperatur­a cai para 6°C em São Paulo e há previsão de neve e geada para o Sul do país

- Mariane Ribeiro

SÃO PAULO A chegada de uma massa polar que vem do sul do Brasil fará a temperatur­a cair para 6°C na quarta-feira (18), na capital paulista e na Grande São Paulo, segundo o CGE (Centro de Gerenciame­nto de Emergência­s Climáticas) da Prefeitura de São Paulo.

Adilson Nazário, técnico em meteorolog­ia CGE, explica que as temperatur­as já começarão a diminuir na noite de terça-feira (17). “Na terça, vamos registrar uma máxima invertida, ou seja, as temperatur­as mais altas serão registrada­s durante a madrugada e irão diminuindo durante o dia até chegar a 10°C no final da noite”, afirma Nazário.

Assim, a previsão aponta para uma quarta-feira (18) com temperatur­a mínima de 6°C e máxima de 14°C.

O técnico do CGE afirma ainda que um ciclone extratropi­cal se aproximará da região Sudeste na quarta, trazendo rajadas de ventos que podem superar os 60 km/h e deixar a sensação térmica abaixo dos 6°C.

“Há inclusive uma expectativ­a de quebra de recorde de temperatur­a mais baixa do ano para a capital. O dia mais frio, até agora, tinha sido 5 de maio, com 12,4°C”, diz Nazário.

As temperatur­as permanecer­ão baixas na quinta (19) e sexta-feira (20), com previsão de 7°C e 15°C, na quinta, e 7°C e 16°C, na sexta.

Nazário afirma também que essa é uma média e que a temperatur­a pode ficar ainda mais baixa nos extremos da cidade, com possibilid­ade de geada nos pontos mais altos, mais próximo à Serra do Mar.

No entanto, o frio não ficará restrito à capital paulista. Segundo a Climatempo, a massa de ar polar também causará queda nas temperatur­as em todos os estados do Sul, Sudeste e Centro-oeste do país.

Regiões do Norte e do Nordeste também devem registrar queda na temperatur­a, mas de forma mais amena. A previsão do Climatempo destaca ar frio em Rondônia, no Acre, no sul do Amazonas, do Pará e do Tocantins, além do oeste e sul da Bahia.

Há previsão de neve para algumas cidades da serra gaúcha e da região central de Santa Catarina nesta terça e na quarta-feira.

 ?? ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil