Folha de S.Paulo

Prefeitura amplia vagas de abrigos e distribui cobertores

- Isabella Menon

SÃO PAULO A chegada do frio na capital paulista fez com que a prefeitura antecipass­e ações voltadas para a população que vive nas ruas da cidade. “O inverno ainda não chegou, mas o frio foi antecipado de forma intensa”, disse Carlos Bezerra Júnior, secretário municipal de Assistênci­a e Desenvolvi­mento Social.

Entre uma das principais medidas está a ampliação de vagas de núcleos de convivênci­a. A cidade conta com 13 deles e 10 serão usados para os moradores de rua pernoitare­m —os estabeleci­mentos são usados durante o dia e podem ser frequentad­os das 7h às 19h, normalment­e.

Agora, a ideia é que os locais sejam utilizados 24 horas para proteger contra as noites geladas. Até o fim desta semana, diz Bezerra Júnior, cinco destes estabeleci­mentos serão abertos e a previsão é que ao todo abriguem 400 pessoas ainda até o final desta semana. Para as próximas semanas, a expectativ­a é que o número chegue a 2.000.

Entre eles está o Chá do Padre, da Sefras (Associação Franciscan­a de Solidaried­ade), que deve abrigar cem moradores de rua a partir desta terça-feira (17). Por ali, colchões vão ser instalados na sala usada para a alimentaçã­o.

“Estamos experiment­ando esse formato durante o período de baixas temperatur­as. Vamos entender como as organizaçõ­es se adaptam, se as pessoas se adaptam, se as estruturas dão conta”, diz ele.

Por ora, o uso de estação de metrô para abrigar moradores de rua, como no ano passado, está descartada.

Nesta segunda-feira (16), o prefeito Ricardo Nunes (MDB) afirmou que dez tendas serão espalhadas por todas as regiões da cidade onde tiver mais pessoas em situação de rua.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil