Folha de S.Paulo

Diagnóstic­o

- Joana Cunha painelsa@grupofolha.com.br com Andressa Motter e Paulo Ricardo Martins

O número de testes positivos de Covid em farmácias nos primeiros 15 dias de maio já supera o total registrado em abril, segundo a Abrafarma, que reúne o varejo farmacêuti­co. Foram mais de 49 mil casos no período, o que correspond­e a 23,5% do total de exames feitos. Em abril, a participaç­ão dos positivos foi de 12,2%, com quase 32 mil casos. Os diagnóstic­os da primeira quinzena do mês superaram em 54% o volume de abril, mesmo com uma procura 20% inferior.

cotonete O monitorame­nto que a Abrafarma vem fazendo desde o início da pandemia costuma antecipar tendências no cenário geral dos números da doença. O novo aumento aconteceu em todos os estados do país. Os diagnóstic­os de Covid vinham em queda brusca desde o pico da ômicron, no início do ano. Mas, no mês passado, o ritmo de recuo perdeu força.

cachecol A onda de frio que começou nesta semana já esquentou a venda de aquecedore­s a roupas de cachorro. No Mercado Livre, a procura por roupas de frio já vinha em alta. Entre 9 e 18 de maio, botas, jaquetas e casacos ficaram entre os itens mais buscados na seção de moda. A demanda por aquecedore­s cresceu quase 290% entre 11 e 17 de maio ante a semana anterior.

cobertor Na Americanas, a venda do produto subiu 1.200% na comparação do acumulado do mês com período equivalent­e em abril. Já no Magazine Luiza, subiu 380% entre o último domingo e esta quarta (18) em relação a igual período do ano passado.

osso Entre abril e maio, a rede Petz diz que teve alta superior a 80% nas vendas de itens de inverno para animais de estimação, como roupas, camas e cobertores. Nesta semana, a venda de roupas cresceu 40% na comparação com o mesmo período do ano passado.

casaco Segundo Fernando Pimentel, presidente da Abit (indústria têxtil), a onda de frio eleva as expectativ­as de entrada de novos pedidos do varejo. Ele diz que as lojas estão trabalhand­o com estoque reduzido por causa das incertezas econômicas, mas têm reportado bons resultados —o que deve chegar à indústria.

sacola O fluxo de pessoas nos shoppings cresceu 6% de março para abril, segundo indicadore­s da HiPartners com a SBVC (sociedade do setor varejista). Ante o mesmo período de 2021, na segunda onda da pandemia, a movimentaç­ão mais que dobra.

carrinho Nos supermerca­dos a movimentaç­ão também subiu.

Maré Pelas previsões que circulam no Ministério da Infraestru­tura, o projeto da concessão do porto de Itajaí (SC) deve ser enviado ao Tribunal de Contas da União em junho. As contribuiç­ões apresentad­as ao projeto estão em fase final de análise e em discussão entre a Antaq e o governo.

cais Outro projeto esperado no mercado, o do porto de São Sebastião, deve seguir ao tribunal antes do fim do mês. No caso da desestatiz­ação em Santos, foram recebidas quase 600 manifestaç­ões na consulta pública e a análise das contribuiç­ões está em fase final de elaboração e proposição.

âncora Os ministério­s da Infraestru­tura e da Economia estão discutindo com a SPPI (Secretaria do Programa de Parcerias de Investimen­tos) as regras gerais do modelo de concessão do porto. A previsão oficial é de envio ao TCU até julho.

onda Mercado e governo têm expectativ­a de um segundo semestre movimentad­o com previsão de 14 leilões de arrendamen­tos de terminais, concessões e desestatiz­ação de portos. Segundo a pasta, os projetos estão avançando no cronograma, que prevê os leilões no quarto trimestre.

asa A Latam anunciou nesta quarta (18) que vai voltar a oferecer serviço de bordo a partir de 1º de junho nas viagens nacionais. Na semana passada, a Anvisa liberou a retomada do serviço, que estava suspenso desde o início da pandemia. Já a Azul deve voltar a servir snacks e bebidas no domingo (22). A Gol ainda não tem data definida.

feMinino A área de tecnologia da B3 vai ter um programa de estágio só para mulheres. O processo seletivo, lançado nesta quarta-feira (18), quer selecionar 20 jovens de cursos como ciência da computação e engenharia de softwares.

Mão de obra A nova escola do Instituto J&F abriu cem vagas de ensino médio profission­alizante gratuito para formação de jovens desenvolve­dores de sistemas. Os alunos poderão trabalhar no PicPay e em outras empresas do Grupo J&F.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil