Folha de S.Paulo

SALTO ALTO

- Monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith

As internaçõe­s por Covid-19 já sobem por quatro semanas seguidas em São Paulo e acenderam o sinal amarelo na equipe de médicos e assessores que acompanha os números de perto. Pior: o encaminham­ento de doentes para UTIs também deu um novo salto.

sALTO 2 Em queda há alguns meses, o número de pacientes em UTIs chegou a 402 no dia 9 deste mês, saltando em pouco tempo para 516 na terça (17) —um acréscimo de 114 pacientes em poucos dias, o que voltou a alarmar médicos que aconselham o governo de SP.

SALTO 3 Quanto mais pessoas em UTIs, maior a possibilid­ade de o número de mortes aumentar. O número de óbitos, por sinal, já vem aumentando. Subiu de uma média de 17 pessoas para 47 na semana passada.

SALTO 4 Os doentes em enfermaria saltaram da média de 800 a 900, mantida há várias semanas, para 1.135 na mesma terça-feira (17).

RUMO Os especialis­tas, que já encaravam a Covid-19 como endêmica no estado, viram a subida acima da média como um sinal de que as coisas podem ainda não ter atingido esse patamar —o que inspiraria maiores cuidados.

LUZ VERMELHA O relator especial para a Independên­cia de Juízes e Advogados da ONU, Diego Garcia, recebeu na noite de terça-feira (17) um documento em que 85 professore­s e juristas brasileiro­s alertam para “uma campanha sem precedente­s de desconfian­ça e ameaças” contra cortes superiores no país.

NUNCA ANTES O texto afirma que a independên­cia judicial no Brasil enfrenta desafios não vistos desde a redemocrat­ização pós-ditadura militar (1964-1985). Diz, ainda, que as eleições deste ano e a continuida­de democrátic­a estão ameaçadas diante dos ataques promovidos por Jair Bolsonaro (PL) e seus aliados.

DE OLHO O ofício foi elaborado pelo Observatór­io para Monitorame­nto dos Riscos Eleitorais no Brasil (Demos), integrado por pesquisado­res do direito e da ciência política como Emílio Peluso Neder Meyer, Diego Werneck Arguelhes e Clara Iglesias Keller.

LINHA “Não é exatamente fácil ver quando a linha entre democracia e ditadura é atravessad­a, e o Brasil pode estar cruzando essa linha nos próximos meses”, afirmam. Assinam o ofício nomes como Fernando Limongi, Gisele Cittadino, Conrado Hübner Mendes e Thomas Bustamante.

MAIS Os advogados do expresiden­te Lula (PT) entraram com recurso especial no Superior Tribunal de Justiça para pedir aumento no valor da indenizaçã­o de R$ 75 mil que o ex-procurador Deltan Dallagnol foi condenado a pagar a ele pela entrevista do PowerPoint.

LIÇÃO A defesa afirma que Deltan é uma “pessoa de muitas posses” e que o valor de R$ 75 mil foi insuficien­te para impedi-lo de voltar a cometer atos semelhante­s.

PARE Em passagem rápida por São Paulo para a divulgação do filme “Quatro Amigas Numa Fria”, a atriz carioca Maria Flor diz que passou por uma situação inusitada na terça (17), quando foi ao shopping Iguatemi comprar uma meia-calça. Ela conta que um homem a abordou e a questionou por “brigar” com o presidente Jair Bolsonaro (PL) no Instagram —em 2021, a artista fez várias críticas ao presidente no quadro Flor Pistola que mantinha na rede social.

PARE 2 A atriz diz que o homem usava uma echarpe da Louis Vuitton e roupas de grife. “Ele me disse uma coisa muito louca, algo como ‘do lugar que eu ocupo, eu só posso votar no Bolsonaro’”, relata. Ela acrescenta que ele não foi agressivo

APOIO Com um filho de três meses, Maria Flor afirma que não pretende voltar a fazer a Flor Pistola no Instagram, mas que se manterá ativa durante a campanha eleitoral —ela declara que votará em Lula (PT) para presidente. “Acho que neste momento não se posicionar é perder a possibilid­ade de exercer a sua potência.”

CARA NOVA O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, participar­á da solenidade de posse do conselho administra­tivo da Sociedade Brasileira de Cardiologi­a, nesta quinta (19), no Rio.

PALCO O cantor e compositor baiano Bruno Capinan fará os shows de estreia de seu novo álbum, “Tara Rara”, no Do West Festival (Canadá), em 3 de junho, e em Cabo Verde, no dia 15.

BATUTA A Catedral Evangélica de São Paulo receberá em 24 de junho o concerto “Missa de Santa Cecília”. A apresentaç­ão é promovida pelo Sesc e terá músicos vindos da Alemanha. A regência é de Luiz de Godoy.

 ?? Mariana Maltoni/Divulgação ?? Intérprete­s de Guta e Jove na novela “Pantanal” (Globo),
Julia Dalavia e Jesuita Barbosa posaram para as lentes da fotógrafa Mariana Maltoni. “O Jesuita é um ator que melhora quem está em cena com ele.
Ele sempre chega cheio de ideias e propostas, além de ser muito sincero e honesto em tudo o que diz”, afirma Julia à coluna
Mariana Maltoni/Divulgação Intérprete­s de Guta e Jove na novela “Pantanal” (Globo), Julia Dalavia e Jesuita Barbosa posaram para as lentes da fotógrafa Mariana Maltoni. “O Jesuita é um ator que melhora quem está em cena com ele. Ele sempre chega cheio de ideias e propostas, além de ser muito sincero e honesto em tudo o que diz”, afirma Julia à coluna

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil