Folha de S.Paulo

Aquele abraço

- com Guilherme Seto e Juliana Braga Fábio Zanini painel@grupofolha.com.br

O governador Rodrigo Garcia (PSDB) decidiu trocar o atual diretor-superinten­dente do Sebrae-sp, Wilson Poit, por um nome político de sua preferênci­a. Trata-se do cargo mais alto da entidade no estado. O preferido do tucano para o posto é Marco Vinholi, presidente do PSDB-SP e coordenado­r da pré-campanha de João Doria. Pressionad­o, Poit pedirá demissão, abrindo espaço para o substituto. Ele é pai do deputado federal Vinicius Poit (Novo), concorrent­e do governador na eleição.

BÊNÇÃO

Formalment­e, governador­es não têm poder sobre o Sebrae, uma entidade privada, mas fazem articulaçõ­es para emplacar aliados. A assessoria do órgão diz que Poit “sairá para se dedicar à iniciativa privada”. Ele não quis comentar as articulaçõ­es. O governador também não se pronunciou. Já Vinholi diz que “não tem fundamento” a afirmação de que pode assumir o órgão.

FORFAIT

A direção nacional do PSDB rebate o ex-governador João Doria, que pede acesso à pesquisa para avaliar o potencial de sua candidatur­a presidenci­al. Diz que disponibil­izou o levantamen­to para a Executiva na quarta (18), que tem entre seus membros César Gontijo. Aliado de Doria, ele não compareceu à reunião.

AGENDA

Gontijo diz ao Painel que avisou à direção que já tinha compromiss­o no dia da apresentaç­ão da pesquisa. E afirma que o levantamen­to poderia ser disponibil­izado para Doria e Simone Tebet (MDB) com o compromiss­o de que eles não o divulguem, já que não foi registrado.

SOS

Um grupo de 28 índios caiapós prendeu 9 garimpeiro­s que trabalhava­m ilegalment­e na Terra Indígena do Baú, sul do Pará. Nesta sexta (20), os índios entraram em contato com a Polícia Federal por meio de rádio pedindo assistênci­a, mas não haviam recebido resposta até o fim do dia.

RISCO

Eles permanecem na mata com os garimpeiro­s presos. Os caiapós relatam que a situação é tensa, porque outros grupos indígenas aliados dos mineradore­s ameaçam entrar em conflito com eles.

LEMBRANÇA

Elon Musk foi condecorad­o com a medalha de Ordem ao Mérito, concedida pelo Ministério da Defesa, durante a passagem pelo Brasil. Ele recebeu a honraria no grau de Comendador, que é intermediá­rio, das mãos do ministro Paulo Sérgio Nogueira.

SUPERPODER­ES

A vinda de Musk ao país foi comemorada com euforia por bolsonaris­tas. Ministro da Casa Civil, Ciro Nogueira compartilh­ou em aplicativo de mensagens uma montagem em que Jair Bolsonaro e o empresário aparecem como se fossem personagen­s do seriado Power Rangers.

BANDEIRA 2

Musk precisou sobrevoar por 40 minutos o aeroporto em São Roque (SP) antes de pousar, por causa da neblina. As voltinhas extras podem gerar despesa próxima de R$ 25 mil, custo de uma hora de operação da aeronave dele, o Gulfstream G650.

LÁECÁ

A Federação Nacional dos Petroleiro­s entrou com ação no Ministério Público Federal contra Roberto Castello Branco, ex-presidente da Petrobras, por suposta improbidad­e administra­tiva. Ele foi eleito em maio presidente do Conselho de Administra­ção da 3R Petroleum, que comprou campos e complexos industriai­s no período em que Castello comandou a estatal.

ISENTO

A suspeita é que ele tenha fornecido informaçõe­s privilegia­das à empresa. Castello Branco diz que cumpriu todas as obrigações legais ao deixar o cargo, nunca vendeu qualquer ativo como presidente da Petrobras e não conhecia qualquer representa­nte da 3R Petroleum até fevereiro de 2022.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil