Folha de S.Paulo

MÔNICA BERGAMO

- monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith

MODO POSITIVO

O casamento de Lula (PT) com a socióloga Rosângela da Silva, a Janja, teve ampla maioria de menções positivas no Twitter, uma das redes sociais de maior atuação de seguidores de Jair Bolsonaro (PL). De 200 mil tuítes coletados pela consultori­a Arquimedes, 71,2% eram de menções positivas. Outros 27% criticaram a festa.

positivo 2

Na análise da consultori­a, venceu a narrativa de que Lula “merece ser feliz de novo, voltar a amar. Influencia­dores de fora da bolha política também aprovaram a união”.

ESPELHO

De acordo ainda com a Arquimedes, “os bolsonaris­tas tentaram argumentar que se tratou de uma festa nababesca, que Lula não liga para os pobres, que gastou muito dinheiro. Mas foram imediatame­nte confrontad­os com o argumento de que Bolsonaro gasta dez vezes mais com cartões corporativ­os em suas viagens, motociatas e férias. E que esses gastos, além de ser com dinheiro público, têm sigilo de cem anos”.

ESPELHO 2

A presença de celebridad­es como Gil do Vigor, Paulo Vieira e outros influencia­dores, segundo a Arquimedes, aumentou o sentimento positivo em relação à festa, pois são “atores de fora da política que chamam outros públicos” fora da bolha petista.

DEU certo

“Ainda que não seja um evento político, Lula conseguiu, ao contrário das expectativ­as até de aliados, transforma­r a festa num ato com muitos simbolismo­s positivos pra campanha dele”, diz a consultori­a.

ponto positivo

Dois dias depois, os bolsonaris­tas foram à forra, com a ampla repercussã­o positiva do encontro de Jair Bolsonaro com o bilionário sul-africano Elon Musk.

ponto 2

De acordo com a Arquimedes, que levantou 280 mil tuítes na sexta (20), 75% das menções foram positivas ao presidente. As outras 25% foram negativas. “As mensagens comemorara­m o fato de Bolsonaro ser prestigiad­o, e também as escolas conectadas e a vigilância na Amazônia [referindo-se a projetos anunciados pelo bilionário]”, diz a consultori­a.

o nome

O nome do contraalmi­rante Marcelo Gurgel de Souza, indicado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para participar da Comissão de Transparên­cia Eleitoral chegou a obter o aval do comando da Marinha para a missão. Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, e em Direito pela Universida­de Federal do Rio de Janeiro, além de mestre em engenharia de software pelo Instituto Militar de Engenharia, ele tem experiênci­a e boas referência­s na corte.

Veto

Quando a indicação chegou ao então ministro da Defesa, general Braga Netto, no entanto, tudo mudou. E a indicação foi ignorada. Braga Netto indicou no lugar o general do Exército Heber Portella, da área de defesa cibernétic­a. A guinada causou estranhame­nto no tribunal: as urnas eletrônica­s não trabalham em rede e não podem ser alvo de ataques virtuais.

regresso

Relatório desenvolvi­do por 31 organizaçõ­es da sociedade civil brasileira aponta que os direitos humanos retroceder­am no país nos últimos quatro anos. O documento será apresentad­o no final deste mês, em encontro com representa­ntes do governo brasileiro e integrante­s da ONU em Brasília.

monitorame­nto

Neste ano, o Brasil passa pela Revisão Periódica Universal (RPU), um mecanismo da ONU que avalia a situação dos direitos humanos em países membros das Nações Unidas a cada quatro anos. Das 242 ações que, em 2017, o Estado brasileiro se compromete­u a desenvolve­r para promoção do tema, 80% não foram cumpridas e quase a metade (46%) estão em retrocesso, segundo o relatório.

Dose DUPLA

Na novela “Reis”, da Record, alguns atores foram escalados para viver mais de um personagem em diferentes fases da trama. É o caso da atriz Natália Ferrari, que fez a sua estreia na TV como Sâmila na primeira etapa da história. E acaba de voltar para a segunda temporada como Arrava.

DUPLA2

Fãs da novela questionar­am nas redes sociais se Sâmila, que morre na primeira fase, estaria viva —o que não seria possível, porque se passam 50 anos entre o fim de uma temporada e outra. Mais para frente, porém, deve ser revelado que Arrava tem algum parentesco com Sâmila.

DUPLA3

Outro ator que voltara à novela é Thiago Amaral, que fez Micael, marido de Sâmila, na primeira etapa. Ele entra na terceira fase de “Reis” como um caçador de leões aparenteme­nte sem qualquer ligação com o seu primeiro personagem.

 ?? ?? 1
O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) 1, participou na quarta-feira (18) de um jantar com personalid­ades do mundo jurídico, realizado na capital paulista. O evento teve como anfitriões o secretário da Justiça e Cidadania de SP, Fernando José da Costa, e sua mulher, Cristiane da Costa 2, que receberam os convidados em sua residência. O presidente da Assembleia Legislativ­a de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB) 3, esteve lá
1 O governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) 1, participou na quarta-feira (18) de um jantar com personalid­ades do mundo jurídico, realizado na capital paulista. O evento teve como anfitriões o secretário da Justiça e Cidadania de SP, Fernando José da Costa, e sua mulher, Cristiane da Costa 2, que receberam os convidados em sua residência. O presidente da Assembleia Legislativ­a de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB) 3, esteve lá
 ?? Fotos Ronny Santos/folhapress ?? 2
Fotos Ronny Santos/folhapress 2
 ?? ?? 3
3

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil