Folha de S.Paulo

RECADO DIRETO

- Monica.bergamo@grupofolha.com.br com Bianka Vieira, Karina Matias e Manoella Smith

A decisão de João Doria (PSDB) de recuar da candidatur­a a presidente da República foi consolidad­a depois de uma entrevista em que o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB), afirmou que a senadora Simone Tebet (MDB-MS) é “uma grande mulher” que poderia “representa­r” a terceira via como candidata de consenso.

RECADO2 A fala de Garcia fez Doria ter clareza do que outras lideranças já vinham dizendo: o governador de São Paulo não estava empenhado na manutenção de sua candidatur­a presidenci­al. E, sem o apoio sólido de São Paulo, a chance de ele vencer uma disputa interna no PSDB era nula.

PONTO FINAL De acordo com um interlocut­or de Doria, a “ficha” dele já vinha “caindo”. A entrevista de Garcia, concedida ao jornalista Pedro Venceslau, do jornal O Estado de S. Paulo, foi a pá de cal em qualquer esperança que o ex-governador ainda alimentava em relação ao apoio paulista.

PONTO 2 “Doria já sabia”, diz o mesmo interlocut­or. “Mas não esperava esse abandono explícito”, segue.

ENSAIO Depois da entrevista, Doria passou a falar com algumas pessoas sobre a possibilid­ade de renunciar à candidatur­a. E passou a dizer que não valeria gastar energia em uma disputa em que sua derrota já estava anunciada.

CONSULTA Ele fez ainda algumas consultas internas na legenda, e enfim decidiu pela retirada.

SOBREMESA Antes de divulgar amplamente a decisão, o ex-governador jantou com Rodrigo Garcia, no domingo (22). De acordo com relatos, a conversa foi tranquila.

ELAS A diretora do Grupo Band, Mônica Monteiro, vai presidir o Fórum Nacional da Mulher Empresária, organizado pela CNI (Confederaç­ão Nacional da Indústria). A iniciativa vai reunir 30 executivas do setor empresaria­l para promover a liderança feminina na indústria e será lançada na quarta-feira (25), em Brasília.

SAIA JUSTA O presidente Jair Bolsonaro (PL) telefonou no sábado (21) para José Luiz Datena (PSC-SP) tentando contornar uma crise que pode tirar o apresentad­or das eleições. Ele estava ao lado do presidente do PL, Valdemar Costa Neto.

NA TELA Os três se falaram por vídeo, e Costa Neto se desculpou com Datena por afirmações críticas que fez sobre ele para um grupo de empresário­s em São Paulo.

BAÚ Na sexta-feira (20), o presidente do PL disse aos anfitriões de um almoço do grupo Esfera Brasil que o apresentad­or tinha “coisa no passado”. E afirmou achar difícil que ele saia mesmo candidato.

BAÚ 2 Irritado, Datena respondeu logo em seguida, afirmando que Costa Neto “saiu da cadeia outro dia”. O dirigente do PL foi condenado e preso no escândalo do mensalão.

SET Lula, Sergio Moro e o lawfare (uso da lei para perseguiçã­o política) estão no centro de “Amigo Secreto”, o novo documentár­io da cineasta Maria Augusta Ramos. Ela conta a história a partir do trabalho de jornalista­s que, por meio de mensagens vazadas do Telegram de procurador­es da Operação Lava Jato, expuseram a proximidad­e entre os membros da força-tarefa e o então juiz. A série de reportagen­s ficou conhecida como “escândalo da Vaza Jato”.

SET 2 O filme acompanha os jornalista­s Leandro Demori, então do The Intercept Brasil, e Carla Jiménez, Regiane Oliveira e Marina Rossi, então do El País Brasil, nos bastidores da cobertura jornalísti­ca. O documentár­io é uma coprodução entre Brasil, Alemanha e Holanda e estreia nos cinemas no dia 16 de junho. A distribuiç­ão é da Vitrine Filmes.

CALHAMAÇO Artistas como Denise Fraga, Camila Pitanga, Cleo Pires e Zélia Duncan vão realizar uma apresentaç­ão de lançamento do livro “Querido Lula: Cartas a um Presidente na Prisão” (Boitempo) no próximo dia 31, no teatro Tuca, em São Paulo. A obra reúne 46 cartas enviadas ao expresiden­te Lula (PT) enquanto ele estava preso, que serão lidas durante a performanc­e.

CALHAMAÇO 2 A publicação foi organizada pela historiado­ra francesa e brasiliani­sta Maud Chirio, que é professora na França, onde o livro foi publicado neste ano.

GASTRONOMI­A A história dos 120 anos do Grupo Fasano no Brasil é contada por Gero Fasano no novo livro “Fasano Dal 1902...”, escrito por Luciano Ribeiro. A obra será lançada na noite de quarta (25), no restaurant­e do grupo Gero Panini Shops Jardins, em São Paulo.

 ?? Carolina Demper/Divulgação ?? Os atores Leandro Hassum e Cacau Protásio são Leleco e Shirley no novo humorístic­o “Família Paraíso”, que o Multishow estreia na próxima segunda (30). Na série, eles são funcionári­os de uma casa de repouso. “Às vezes, as pessoas deixam os idosos numa casa como essas e parece que eles só precisam de uma maca e de remédio. E não! Eles precisam de atividades, eventos, carinho e amor também”, diz a atriz
Carolina Demper/Divulgação Os atores Leandro Hassum e Cacau Protásio são Leleco e Shirley no novo humorístic­o “Família Paraíso”, que o Multishow estreia na próxima segunda (30). Na série, eles são funcionári­os de uma casa de repouso. “Às vezes, as pessoas deixam os idosos numa casa como essas e parece que eles só precisam de uma maca e de remédio. E não! Eles precisam de atividades, eventos, carinho e amor também”, diz a atriz

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil