Folha de S.Paulo

Entenda a saga do retrato que desaparece­u com Belchior

Cantor surgiu de repente em um ateliê de Ouro Preto, em Minas Gerais, na época que passou longe dos holofotes

- Isac Godinho

Um retrato de Belchior pintado pelo artista mineiro Carlos Bracher, de 80 anos, desaparece­u assim como fez seu retratado. Cinco anos depois da morte do músico, Bracher e sua família tentam reencontra­r o quadro realizado durante uma visita do cantor à sua casa, em Ouro Preto, na região central de Minas Gerais.

Em meio a uma de suas andanças pelo país, Belchior bateu sem aviso na porta da casa de Bracher, conta o pintor. Os dois não se conheciam, mas tiveram uma conexão muito forte.

“Foi uma das coisas mais incríveis que acontecera­m na minha vida. Foi um negócio totalmente inusitado e inesperado. Geralmente, esses encontros são marcados com antecedênc­ia, essa é a norma social, né? Ele não! Ele chegou, bateu na porta da minha casa e de repente eu estava diante do Belchior”, lembra Bracher.

Segundo o artista, ele convidou Belchior para entrar, eles conversara­m por algumas horas e visitaram seu ateliê, onde ele mostrou suas pinturas ao cantor. Belchior

se encantou, especialme­nte, pelos retratos que foram pintados por Bracher.

“Não me lembro se foi ele que pediu para fazer um retrato dele, ou se fui eu que ofereci. Então fizemos, ali na hora”, conta o artista.

A atriz Larissa Bracher, filha do pintor, diz que sua principal lembrança do encontro foi notar o quanto Belchior era um sujeito culto. Ela diz também ter se surpreendi­do com o fato de ele ter vivido por anos num seminário.

“Ele nos mostrou um livro que ele estava escrevendo, um livro bem grande, caneta tinteiro, tipo bico de pena. Ele fazia as pautas com uma lapiseira bem fininha e depois ia apagando, mas eram uns livros em pauta e ele escrevia com uma letra bastante medieval, bem rebuscada”, conta a atriz.

Pai e filha também recordam que o cantor havia decorado toda a obra “A Divina Comédia”, de Dante Alighieri. Belchior teria recitado trechos inteiros do clássico da literatura durante aquele encontro com a família Bracher. No mesmo dia, quando foi embora, o cantor levou o quadro. Bracher nunca mais soube onde estava a pintura.

A filha Larissa Bracher foi quem começou a busca para saber o paradeiro do retrato. Ela fez um post em sua conta no Instagram em homenagem aos cinco anos de morte do cantor neste ano e falou sobre a obra desapareci­da.

Segundo ela, a primeira vez em que saíram em busca do quadro foi em 2014, ainda antes da morte de Belchior. À época, seu pai apresentav­a uma mostra chamada “Bracher: Pintura e Permanênci­a” no Centro Cultural Banco do Brasil, que tinha uma seção dedicada aos retratos assinados por ele.

Bracher já pintou mais de 300 retratos. Estavam presentes na exposição quadros representa­ndo Chico Buarque, Milton Nascimento, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Jorge Amado, Bibi Ferreira, Leonardo Boff e até mesmo o americano Tony Bennett.

Naquele ano, o quadro de Belchior não foi encontrado para integrar a exposição. Agora, a família Bracher tenta mais uma vez descobrir onde está a obra em questão. “Esse quadro do Belchior a gente nunca mais conseguiu. Parecia realmente uma aparição. Do nada veio e do nada desaparece­u”, compara Larissa.

Ela e o pai dizem não se lembrar a data em que aconteceu a visita em que o retrato foi pintado. Ela se lembra que era um mês de férias, provavelme­nte julho, e que ela tinha ido do Rio de Janeiro para a casa dos pais, em Ouro Preto.

A família diz que, caso consigam reaver o retrato, ele terá um espaço de destaque no Ateliê Casa Bracher. Lá estão expostas diversas obras do artista e de sua mulher, a também pintora Fani Bracher. O pintor acredita que Belchior possa ter deixado o quadro por algum dos lugares onde passou durante suas andanças. O cantor morreu em abril de 2017, em Santa Cruz do Sul, no Rio Grande do Sul, aos 70 anos de idade.

 ?? Ateliê Casa Bracher ?? O retrato de Belchior, pintado pelo artista Carlos Bracher
Ateliê Casa Bracher O retrato de Belchior, pintado pelo artista Carlos Bracher

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil