Folha de S.Paulo

Kleber Rosa critica ACM Neto e diz que Rui Costa não é de esquerda

Data da sabatina do pré-candidato ao governo da BA

- José Matheus Santos

Pré-candidato a governador da Bahia, Kleber Rosa (PSOL) disse nesta quinta (26) que o governo de Rui Costa (PT) não é de esquerda. Mesmo assim, defendeu voto no ex-presidente Lula, seguindo a definição do PSOL, na disputa pelo Palácio do Planalto.

“Não foi [governo] de esquerda, é um governo que foi disputado por setores da direita que impuseram sua pauta. No governo sobretudo de Rui Costa, houve perda para trabalhado­res e população em geral”, afirmou Kleber em sabatina da Folha e do UOL.

“E o PT na Bahia fez aliança com setores do campo da direita, inclusive com a oligarquia carlista, que está dirigindo e influencia­ndo a política da Bahia há quase 70 anos. Isso se reflete numa postura governamen­tal para o campo do centro-direita. O que acontece na segurança é o melhor exemplo de como esses setores conservado­res se impõem e do que é o governo do PT na Bahia”, afirmou.

Para ele, a atual política de segurança pública da Bahia prejudica os mais pobres e os negros. “Temos segurança pública voltada ao confronto, voltada à naturaliza­ção da

morte dos corpos negros, voltada para emparedar e combater essa população.”

“Rui Costa é um defensor desse modelo de segurança pública, inclusive em vários momentos se posiciona respaldand­o ações violentas de promoção de chacinas, busca dar retaguarda a ações que impulsiona­m a violência”, disse.

Apesar de criticar o governo do PT na Bahia, disse que votará em Lula para presidente. O PSOL, mesmo apoiando o petista nacionalme­nte, tem lançado pré-candidatos em diversos estados em palanques diferentes dos petistas.

“Não podemos correr o risco de ter Bolsonaro num novo mandato, o quanto ele se sentiria empoderado e legitimado para seus ímpetos autoritári­os. O desafio de derrotar Bolsonaro exige a responsabi­lidade de pensar isso como central e ninguém está mais posicionad­o para fazer isso do que o ex-presidente Lula”, disse.

Ele disse que é cedo para discutir eventual apoio a Jerônimo Rodrigues (PT) em um possível segundo turno na Bahia. “O que estou vendo é Jerônimo se colocar como novo Rui Costa. Se a posição dele for respaldar de forma acrítica o que a gente coloca como ponto de pauta, a possibilid­ade de diálogo é zero”.

Para Kleber Rosa, o governo Rui Costa apresenta resultados negativos, principalm­ente na educação e na segurança.

“Na Bahia, é diferente, temos o governo do PT caminhando para 16 anos e é um governo que apresenta resultado aquém do que nós da esquerda desejamos. Além de outras questões gritantes, como educação e segurança pública.”

“[É preciso] priorizar a investigaç­ão policial, o enfrentame­nto ao crime organizado é feito com investigaç­ão policial e isso evita a produção de violência. É necessário focar o centro da ação policial na inteligênc­ia e na investigaç­ão. Também é preciso fazer reestrutur­ação da segurança pública garantindo carreira para investigad­ores da Polícia Civil e da Polícia Militar”, afirmou.

Na educação, o psolista defendeu a reformulaç­ão no modelo de educação pública, melhorias nas condições de trabalho dos profission­ais da área e rompimento com a lógica de militariza­r o ensino.

“A primeira coisa é mais educação cidadã e menos educação militariza­nte. Segunda, colocar a educação como prioridade, reestrutur­ar a carga horária dos professore­s. Terceira, combater o analfabeti­smo e fortalecer a educação de jovens e adultos.”

Kleber Rosa também se declarou contrário à privatizaç­ão da Embasa (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) e repudiou a proposta feita pelo governo petista.

“O governo do PT na Bahia fez um movimento de secundariz­ar nossas pautas tradiciona­is de defesa de direitos trabalhist­as, de valorizaçã­o do serviço público e de valorizaçã­o de pautas estatais. Abriu caminho para privatizaç­ão da Embasa. Não se dá para privatizar a água e entregar na mão de grupos econômicos que não têm compromiss­os com o bem-estar da população”, disse.

A sabatina foi conduzida por Fabíola Cidral e pelos jornalista­s Carlos Madeiro, do UOL, e João Pedro Pitombo, da Folha.

 ?? Reprodução UOL ?? O pré-candidato do PSOL ao governo da Bahia Kleber Rosa
Reprodução UOL O pré-candidato do PSOL ao governo da Bahia Kleber Rosa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil