Folha de S.Paulo

Ex-chefe da F1 é preso em SP, paga fiança e deixa o país

- Matheus Moreira

O ex-chefe da F1 Bernie Ecclestone foi preso na quarta-feira (25) por porte ilegal de arma de fogo no Aeroporto Internacio­nal de Viracopos, em Campinas (SP).

A pistola de calibre 32 foi detectada por funcionári­os do aeroporto pela máquina de raio-x. Ecclestone não tinha a documentaç­ão do armamento e foi preso em flagrante.

Durante o depoimento, a esposa de Ecclestone, a brasileira Fabiana Ecclestone, traduziu as respostas do marido, segundo a ocorrência.

O ex-chefe da F1 confirmou às autoridade­s da 4ª Deatur (Delegacia Especializ­ada em Atendiment­o ao Turista da Polícia Civil) ser dono da arma e não ter seus documentos, mas disse não saber como ela foi parar em sua bagagem.

Ecclestone relatou ter comprado a arma de um mecânico da F1 há cerca de cinco anos com o objetivo de mantê-la em uma propriedad­e rural no interior de São Paulo. A pistola, da marca LW Seecamp, estava sem carregador e sem munição.

Ecclestone foi liberado após pagar fiança de R$ 6.060 e responderá em liberdade. O empresário deixou o país em um voo privado para a Suíça após ser liberado, segundo as autoridade­s.

O porte ilegal de arma é crime com pena de reclusão de até quatro anos.

Bernie Ecclestone, como é mais conhecido, é um empresário inglês que ajudou a criar o modelo atual de F1.

Ele tem fortes relações pessoais e profission­ais com o

Brasil. Além de ser casado desde 2012 uma brasileira, o empresário comprou a Brabham no começo dos anos 1970. Na década seguinte, em 1981 e em 1983, Ecclestone ganhou dois títulos da F1 graças ao brasileiro Nelson Piquet, então piloto da Brabham.

Em 2016, a sogra de Ecclestone, Aparecida Schunck, passou nove dias em cativeiro após ter sido sequestrad­a na porta de casa em Interlagos, zona sul de São Paulo.

Ela era mantida refém na cidade de Cotia, a 32 km da capital paulista, e foi libertada após a polícia descobrir o local. Dois homens foram presos e um terceiro fugiu. Em menos de 24 horas, a polícia encontrou e prendeu o terceiro suspeito, que era conhecido da família.

 ?? Andrej Isakovic- 30.set.18/afp ?? O ex-chefe da F1 Bernie Ecclestone durante o GP da Rússia
Andrej Isakovic- 30.set.18/afp O ex-chefe da F1 Bernie Ecclestone durante o GP da Rússia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil